Consolidada como uma das principais vitrines de negócios do setor vitivinícola brasileiro, a Wine South America (WSA) chega à sua 5ª edição com números expressivos. O evento, que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves (RS), sediará mais de 2 mil reuniões de negócios, reunindo produtores e compradores nacionais e internacionais. A expectativa é que o volume de negócios gerados durante e após a feira ultrapasse os R$ 100 milhões, reforçando o papel estratégico da WSA no fortalecimento econômico do setor.
Com mais de 430 marcas expositoras — um crescimento de 20% em relação à edição anterior —, a feira contará com 300 marcas nacionais e 130 internacionais, distribuídas em uma área de 11 mil m². Um dos destaques deste ano é o recorde de participação de vinícolas brasileiras, incluindo empreendimentos de diferentes regiões do país e a estreia de vinícolas do Distrito Federal.
Mais de 7 mil compradores profissionais, vindos de todas as regiões do Brasil e de 10 países, participarão do evento. Parte expressiva das conexões comerciais será viabilizada pelo Projeto Comprador Nacional, iniciativa da WSA em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).
“A participação em feiras como a Wine South America é essencial para ampliar o acesso das micro e pequenas vinícolas ao mercado. O Projeto Comprador, com apoio do Sebrae, cumpre um papel estratégico ao promover a aproximação comercial, a qualificação e a visibilidade desses empreendimentos junto a compradores de diversas regiões. Para muitos produtores, essa conexão direta seria difícil de alcançar individualmente, e a iniciativa cria justamente esse ambiente facilitador para geração de negócios. Já para os compradores, representa uma oportunidade de conhecer a diversidade e a excelência dos vinhos brasileiros, enriquecendo seus portfólios com rótulos únicos e de alta qualidade”, destaca Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS.
Além de ampliar as oportunidades comerciais, a realização da feira na Serra Gaúcha — maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil — oferece aos compradores uma experiência imersiva. Durante o evento, representantes de redes varejistas, importadoras e distribuidoras visitarão vinícolas da região para conhecer de perto seus processos de produção, estimulando a criação de parcerias estratégicas e fortalecendo os canais de comercialização dos vinhos brasileiros.
“A Wine South America reafirma seu papel como um espaço estratégico de negócios, aprendizado e networking para os profissionais do setor vitivinícola. O crescimento da feira reflete o amadurecimento do mercado brasileiro e o fortalecimento da produção nacional de vinhos, cada vez mais reconhecida no cenário internacional”, ressalta Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
Além de fomentar o mercado interno, a Wine South America também promove a internacionalização dos vinhos brasileiros por meio do Projeto Comprador Internacional, realizado em parceria com o Wines of Brazil desde a primeira edição do evento, em 2019. A iniciativa organiza encontros estratégicos entre vinícolas nacionais e compradores estrangeiros, ampliando a presença dos rótulos brasileiros no mercado global.
Em 2023, o projeto registrou mais de 350 rodadas de negócios internacionais, envolvendo vinícolas de cinco estados brasileiros e 14 compradores estrangeiros. O resultado foi a perspectiva de mais de USD 6,8 milhões (cerca de R$ 33 milhões) em negócios internacionais, incluindo contratos firmados durante a feira e negociações previstas para os 12 meses seguintes.
Para esta edição, 20 vinícolas brasileiras, oriundas dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, já confirmaram participação. Além disso, compradores de países como Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, El Salvador e México marcarão presença. A programação inclui visitas técnicas às vinícolas durante as manhãs, seguidas de rodadas de negócios à tarde, em um espaço exclusivo preparado pelo Wines of Brazil dentro da feira.
A ação reafirma a vocação da Wine South America como uma plataforma de internacionalização do vinho brasileiro, conectando produtores locais a novos mercados e ampliando as oportunidades de expansão no cenário mundial.