19/05/2025 - 20:39
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Wine South America encerra 5ª edição com recorde de negócios e público qualificado

A 5ª edição da Wine South America, realizada em Bento Gonçalves (RS), consolidou-se como a maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina. Com um público qualificado e presença de marcas de mais de 20 países, o evento superou expectativas e movimentou mais de R$ 100 milhões em negócios ao longo de três dias de programação intensa.

Entre os dias 6 e 8 de maio, cerca de sete mil compradores passaram pelo pavilhão de exposições na Serra Gaúcha, onde foram apresentadas mais de 430 marcas nacionais e internacionais. A feira reforçou seu papel como plataforma estratégica para o setor, promovendo lançamentos, networking e oportunidades comerciais.

A edição deste ano apresentou um crescimento de 20% no número de expositores. Países como México, Colômbia, Peru, Argentina, Equador, Venezuela, Chile, Estados Unidos e Reino Unido enviaram representantes ao evento. A presença global reforça o potencial do Brasil como mercado em expansão no consumo de vinhos e espumantes.

De acordo com o diretor do evento, Marcos Milanez Milaneze, o crescimento da feira demonstra o interesse internacional no mercado brasileiro:

“A cada ano, a WSA cresce em números e em público qualificado, o que comprova que o Brasil é um mercado cada vez mais promissor.”

A participação nacional também se destacou com a presença recorde de 200 vinícolas brasileiras, representando regiões produtoras como Serra e Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense, Vales da Uva Goethe, Cerrado Goiano, Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Brasília, que estreou como expositora nesta edição.

A Miolo Wine Group, que participa da feira desde a primeira edição, celebrou a oportunidade de apresentar novos rótulos.

“A edição deste ano está espetacular, com um público super selecionado, oportunizando bons negócios”, destacou Adriano Miolo, diretor superintendente do grupo.

Ao longo dos três dias, a WSA foi palco de mais de duas mil reuniões comerciais, muitas delas viabilizadas pelo Projeto Comprador Nacional e Internacional, que trouxe ao evento 200 compradores qualificados de todos os estados brasileiros e de 12 países.

A Itália, um dos maiores produtores e exportadores de vinhos do mundo, teve participação recorde, com 80 marcas – um crescimento de mais de 100% em relação à edição anterior. A presença italiana foi fortalecida pelo apoio da ICE – Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas.

Outra novidade foi a estreia de Portugal na WSA. Mais de 25 vinícolas portuguesas representaram regiões tradicionais como Douro, Alentejo, Vinho Verde, Dão, Bairrada e Lisboa.

“Viemos para diversificar a distribuição dos nossos produtos e buscar regiões que normalmente não alcançaríamos sem um evento profissional como a WSA”, destacou Daniela Costa, gerente do Wines of Portugal.

O evento também contou com ampla cobertura jornalística. O Projeto Imagem trouxe jornalistas e influenciadores de renome para conhecerem de perto os vinhedos e o processo de produção dos vinhos e espumantes da Serra Gaúcha, promovendo uma imersão na cultura vitivinícola brasileira.

Além da área de exposição e negócios, a Arena de Conteúdo promoveu palestras, painéis e masterclasses com degustações conduzidas por especialistas renomados. Temas como as tendências do mercado de vinhos e estratégias para o varejo especializado foram abordados por nomes como Danio Braga, presidente da ABS, e Marco Bimbatti, sommelier do Gran Hyatt São Paulo.

O evento também contou com o workshop “Planeje seu Negócio de Vinhos para o 2º Semestre de 2025”, voltado a empresários do setor. A capacitação foi conduzida por Diego Bertolini, especialista com mais de 25 anos de atuação na área e sócio do Grupo Venda Mais Vinho.

Após o sucesso desta edição, a organização da Wine South America confirmou que a próxima edição do evento será realizada em maio de 2026.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS