Se regular rede social é censurar, melhor falar com os especialistas. Foi o que Lula anunciou ter feito durante sua visita a Pequim, que terminou hoje.
Num jantar com o presidente Xi Jinping, Lula pediu o envio ao Brasil de uma pessoa de confiança do chinês para regular uma plataforma chinesa que opera também aqui.
É o TikTok, que, segundo Janja, que governa junto de Lula, tem muita importância na atuação de grupos políticos de direita. Além de ser nociva para crianças, segundo Janja.
Lula disse que o presidente chinês teria concordado com o pedido e vai enviar um especialista chinês ao Brasil.
Há países democráticos que têm leis proibindo a divulgação de determinados conteúdos em redes sociais. Mas não é o caso da China.
País que vive sob o regime de partido único, no qual o controle das plataformas digitais é parte do controle sobre todas as formas de manifestação de opinião.
Há uma enorme discussão internacional sobre como regular redes para evitar conteúdos criminosos e repulsivos, ao mesmo tempo que se garante a liberdade de expressão.
No Brasil, essa questão está em disputa entre o Legislativo, que não conseguiu ainda definir o assunto, e o STF, que está pronto para definir o assunto. E agora vem um chinês?
Lula disse que seu pedido a Xi Jinping foi feito em conjunto com sua mulher, que, segundo o presidente, entende mais de rede digital do que ele mesmo. Pelo jeito, ambos não entendem nada.