O traficante Tuta, líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso em flagrante no último dia 16 de maio quando tentava renovar um documento falso com uma identidade brasileira falsa.
O jornal boliviano ‘El Deber’ cedeu à CNN o circuito da câmera de segurança do Serviço Geral de Identificação Pessoal (SEGIP), que flagrou a prisão do criminoso.
O vídeo abaixo mostra Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, realizando o processo de renovação, até que policiais presentes no local o abordam. Assista:
Após a abordagem, Tuta foi levado por agentes da Força Especial de Luta contra o Crime (Felcc) da Bolívia e, em seguida, identificado como o líder do PCC após uma análise de biometria do banco de dados da Polícia Federal do Brasil.
Um major de uma unidade de inteligência da polícia boliviana foi preso, na tarde desta quinta-feira (22), suspeito de dar proteção ao traficante Tuta, líder do PCC preso no último dia 16 de maio.
As informações foram noticiadas pelo jornal local ‘El Deber’, na manhã desta sexta (23), e confirmadas pela CNN. Gabriel Jesús Soliz Heredia foi detido por volta das 18h e é investigado por crimes de desvio de bens e serviços públicos, usurpação de função e abuso de influência. Ele possuía propriedades que não correspondiam a sua renda.
Gabriel possuía um mandado de prisão em aberto, como informou o Promotor de Justiça do Departamento Fiscal de Santa Cruz de La Sierra, Alberto Zeballos Flores.
A prisão de Tuta revelou uma suposta rede de proteção que inclui o major da polícia boliviana e supostos vínculos com um político que estava detido na prisão – afirma o ‘El Deber’.