Uma câmera de segurança da plataforma da estação Campo Limpo mostra a reação de passageiros no momento em que um homem foi prensado entre as portas do metrô, na zona Sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (6).
Um homem de 35 anos morreu após ficar preso entre a porta da plataforma nº37 e a porta de acesso ao vagão na estação da na Linha 5-Lilás do Metrô.
O vídeo obtido pela CNN mostra a movimentação na plataforma por volta das 8h. O trem aparece parado para a saída e entrada de passageiros.
Às 08h05min35s, as primeiras pessoas são vistas saindo de perto de uma das portas com as mãos nas cabeças e aparecendo em choque. Assista abaixo:
Os primeiros funcionários do Metrô na plataforma vão até a porta onde a vítima ficou prensada e tentam afastar os passageiros que continuaram no entorno.
De acordo com um dos agentes da empresa Via Mobilidade, a vítima teve ferimento no crânio e já não tinha sinais vitais quando os agentes da equipe acessaram a via para prestar socorro.
Seguindo os protocolos de atendimento, os agentes retiraram o corpo da vítima e conduziram ao local adequado, desobstruindo a via férrea. Segundo o boletim de ocorrência, o trem e o local do acidente se encontram preservados para perícia.
Segundo as informações do boletim de ocorrência, existem portas da plataforma com aviso sonoro e luminoso, mensagem por alto-falantes, faixa amarela de sinalização de segurança, e sensores de movimento nas portas do vagão da estação Campo Limpo, para evitar acidentes como este.
Em nota oficial, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 5-Lilás, expressou profundo pesar pela fatalidade.
A empresa informou que, neste momento, seus esforços estão concentrados na identificação do passageiro, que não portava documentos, e na localização de seus familiares para oferecer o suporte necessário.
A ViaMobilidade também declarou que está colaborando integralmente com as autoridades competentes para a investigação do ocorrido e que está apurando internamente as circunstâncias do acidente.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que a ocorrência está sendo apresentada na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), e que passará mais informações assim que houver.