A Veracel, indústria de celulose com sede na região Sul da Bahia, divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2024, apresentando os resultados e as principais conquistas da companhia em várias áreas, incluindo a agenda ambiental, social e de governança (ASG). O relatório destaca, entre outros pontos, a maior expansão de base florestal já registrada pela empresa, que somou 3,8 mil hectares — o dobro da área expandida no ano anterior.
A produtividade florestal da Veracel aumentou 10% em relação a 2023, resultado de uma série de ações planejadas para otimizar suas operações. Isso inclui melhorias no aproveitamento de mudas, o uso de novas tecnologias e a inauguração de um viveiro de pesquisa voltado ao aprimoramento genético das plantações de eucalipto. A empresa também comemorou a produção de 21 milhões de toneladas de celulose desde o início das suas operações em 2005.
A Veracel opera em 11 municípios da Bahia, com uma área certificada de 203,7 mil hectares, dos quais 90,6 mil são destinados à produção florestal. A empresa mantém um hectare de mata nativa para cada hectare de eucalipto plantado, e seus processos são amparados por certificações internacionais. Segundo Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel, “reafirmamos, de forma cada vez mais consistente, nosso compromisso com uma atuação sustentável, pautada pelas melhores práticas de gestão, pela preservação ambiental e pela construção de relações sólidas e duradouras com as comunidades do entorno”.
Na área ambiental, a Veracel se destacou pelo estudo conduzido em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia, que mapeou a origem de resíduos plásticos encontrados nas praias próximas ao Terminal Marítimo de Belmonte (TMB). Além disso, a empresa retirou 140 kg de lixo plástico das praias do Extremo Sul da Bahia, material que foi devidamente reciclado.
A companhia reciclou mais de 50 mil toneladas de resíduos industriais em 2024, aumentando em quase 30% o índice de reciclagem nos últimos 12 anos. Outro importante marco ambiental foi a restauração de 411,06 hectares de floresta nativa no Sul da Bahia, por meio do Programa Mata Atlântica (PMA), que já contribuiu com o plantio de mais de 8 mil hectares desde 1994.
No âmbito social, a Veracel foi reconhecida, pelo sétimo ano consecutivo, como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, segundo a consultoria Great Place to Work (GPTW). O aumento de 34,2% da representatividade feminina na liderança da empresa também é um reflexo das iniciativas de diversidade e inclusão promovidas pela companhia, como programas de mentoria e capacitação.
A empresa investiu aproximadamente R$ 10 milhões em programas sociais em 2024, beneficiando diretamente 1.661 famílias em programas de apoio à agricultura familiar. Além disso, a Veracel mantém um forte relacionamento com as 34 comunidades indígenas da região, e seu programa “Educação é Vida” impactou quase 6 mil alunos e professores, com a doação de kits escolares.
A Veracel também apoia 20 colônias e associações de pescadores locais, doando 1.391 kits de salvatagem em 2024, e colaborou com a reforma da sede da Associação de Pesca de Santo Antônio, além de planejar a reconstrução do PIER de Santa Cruz para 2025.
Em seu fechamento, Zanardo reafirmou: “O Relatório de Sustentabilidade é um registro da nossa atuação, pautada pela inspiração em construir um futuro melhor para todas as pessoas de nossa empresa e comunidade, assim como pelo desejo de gerar oportunidade e desenvolvimento em todo o nosso território de atuação”.
Relatório de Sustentabilidade de 2024