O velório de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, foi aberto ao público nesta quarta-feira (14). Ele acontece no Salão dos Passos Perdidos do Palácio Legislativo.
Uma fila se formou do lado de fora do edifício, enquanto a população tentava fazer as últimas homenagens ao ícone da esquerda e política da América Latina.
A cerimônia está prevista para durar 24 horas, mas pode sofrer alteração dependendo de quantas pessoas comparecem, de acordo com a assessoria do MPP, movimento fundado pelo ex-presidente.
Mujica morreu na terça-feira (13), aos 89 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o ex-presidente revelou em abril de 2024 ter sido diagnosticado com tumor no esôfago ao fazer um check-up.
O ex-presidente também lidava com uma doença autoimune, que afetava seus rins.
Antes do velório, os uruguaios foram às ruas em um grande cortejo fúnebre em Montevidéu.
O caixão foi levado em uma carruagem puxada por cavalos, enquanto centenas de pessoas aplaudiam e homenageavam o ex-presidente.
Seguindo o desejo de Pepe Mujica, ele será cremado e as cinzas voltarão para a chácara em que ele vivia, em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, para serem enterradas sob a árvore em que também está enterrada sua cadela Manuela.