O presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos estão “bem perto” de chegar a um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. Também nesta sexta-feira (25), o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin.
“Estamos nos reunindo com Putin neste exato momento. Temos muitas coisas em andamento e acho que, no final, vamos fechar muitos bons acordos, incluindo acordos tarifários e comerciais, mas vamos tentar sair da guerra”, pontuou Trump aos repórteres ao sair da Casa Branca.
“Acho que estamos bem perto [de um acordo]”, acrescentou o presidente. Esta é a quarta viagem de Witkoff à Rússia desde que Trump assumiu o cargo.
De toda forma, o líder americano afirmou que “não há prazo” para chegar a um acordo, mas que quer “fazê-lo o mais rápido possível”.
Isso contradiz declarações anteriores do Secretário de Estado Marco Rubio, que alertou na semana passada que os EUA abandonariam os esforços para mediar a paz “em poucos dias”, a menos que houvesse progresso significativo.