28/04/2025 - 23:17
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Tesla enfrenta crise sem precedentes com queda em vendas e lucro

A situação na Tesla está ruim. Suas vendas estão diminuindo, seus lucros estão despencando, assim como o preço de suas ações. Há protestos regulares em frente às suas concessionárias. O Cybertruck é um fracasso. E, de alguma forma, a situação é ainda pior do que parece.

A queda de 71% no lucro líquido recentemente reportado pode ter sido ofuscada pelo anúncio do CEO Elon Musk de que ele se afastaria de suas funções no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Mas essa queda é apenas um indicador da grave enfermidade financeira da fabricante de veículos elétricos, problemas causados pela queda nas vendas pela primeira vez em sua história e pela redução nos preços dos veículos elétricos.

O problema fundamental da Tesla é seu lucro líquido em declínio. Uma análise mais profunda de seu relatório do primeiro trimestre mostra que a empresa está perdendo dinheiro com o que deveria ser sua razão ostensiva de existência — vender carros.

A fabricante só conseguiu registrar um lucro de US$ 409 milhões no trimestre graças à venda de US$ 595 milhões em créditos regulatórios para outras montadoras. Mas se o governo Trump conseguir o que quer, a empresa pode dar adeus a esses recursos que a mantêm no azul.

A empresa também enfrenta possíveis aumentos de custos devido às tarifas que o governo Trump está considerando sobre peças automotivas importadas, que mesmo Musk admitiu que poderiam ser significativas, embora menos do que para alguns concorrentes.

As vendas estão caindo em parte devido à crescente concorrência de ofertas de veículos elétricos de outras montadoras, especialmente na China.

As vendas da Tesla estão diminuindo tanto na Europa quanto na China, mesmo quando as vendas gerais de veículos elétricos aumentam nesses mercados-chave.

Mas a Tesla também está sendo prejudicada pelas atividades políticas de Musk, desde liderar o esforço para reduzir drasticamente o governo federal dos EUA até apoiar partidos de extrema direita ao redor do mundo, como o AfD alemão.

Mesmo alguns de seus fãs em Wall Street acreditam que o dano à marca pode ser duradouro, apesar da alegação de Musk de que pretende se afastar do DOGE.

Para o CEO da companhia, porém, a situação não é desespero.

“Passamos por muitas crises ao longo dos anos e na verdade estivemos […] à beira da morte – pelo menos, talvez uma dúzia de vezes”, disse ele aos investidores na teleconferência da última terça-feira (22).

“Este não é um desses momentos. Não estamos à beira da morte, nem perto disso. Existem alguns desafios e espero que este ano provavelmente teremos alguns obstáculos inesperados, mas continuo extremamente otimista sobre o futuro da empresa.”

Mas o que não foi discutido na teleconferência foi o fato de que o governo Trump quer eliminar as regras federais de emissões que favorecem as montadoras que vendem veículos elétricos.

A administração republicana também quer acabar com o direito da Califórnia e de outros oito estados de exigir regulamentações de emissões mais rigorosas do que os padrões federais que proibiriam a venda de veículos movidos a gasolina até 2035.

Sem regras rigorosas de emissões nos níveis federal e estadual, não haveria vendas de créditos regulatórios. A venda desses créditos federais e estaduais tem sido bastante lucrativa para a Tesla, gerando US$ 8,4 bilhões em receita desde o início de 2021, dinheiro que basicamente foi direto para seu resultado final.

Durante grande parte de sua história, a Tesla dependeu da venda desses créditos porque estava perdendo dinheiro com seus carros e produtos de energia solar. Mas desde o segundo trimestre de 2021, havia sido lucrativa em todos os trimestres mesmo sem as vendas de créditos — até o trimestre mais recente.

Uma margem de produto importante também está encolhendo: a margem de lucro automotivo bruto, que exclui não apenas as vendas de créditos regulatórios, mas muitas outras despesas.

A margem foi de 12,5% no primeiro trimestre, uma queda em relação ao pico de 30% no primeiro trimestre de 2022.

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