Auroras coloridas poderão ser visíveis em áreas dos Estados Unidos na noite desta quarta-feira (16) devido a uma tempestade solar, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial do Serviço Nacional de Meteorologia. O fenômeno poderá aparecer mais ao sul do país do que normalmente aparece.
“A aurora pode se tornar visível em muitos estados do norte e em algumas partes do Centro-Oeste até o Oregon”, de acordo com o centro.
A forte tempestade solar, inicialmente classificada como nível três em uma escala de um a cinco, também pode ter efeitos limitados e menores em algumas infraestruturas tecnológicas, de acordo com o centro. Tempestades solares normalmente têm o potencial de interromper as comunicações, a rede elétrica e as operações de satélite.
Autoridades do centro emitiram um forte alerta de tempestade geomagnética na terça-feira (15), após múltiplas ejeções de massa coronal liberadas pelo Sol no último domingo e que chegaram à Terra mais cedo do que o esperado.
Ejeções de massa coronal, ou EMCs, são grandes nuvens de gás ionizado, chamadas plasma, e campos magnéticos que emanam da atmosfera externa do Sol. Quando essas ejeções são direcionadas à Terra, podem causar tempestades geomagnéticas ou grandes perturbações no campo magnético terrestre.
É provável que pequenas tempestades geomagnéticas persistam até quinta-feira (17), o que significa que se o tempo estiver nublado esta noite, as auroras também poderão ser visíveis na quinta-feira à noite, de acordo com a EarthSky.
O sol está atualmente passando pelo máximo solar, ou o pico em seu ciclo de 11 anos, e conforme o sol se torna mais ativo, os pesquisadores têm observado erupções solares cada vez mais intensas e ejeções de massa coronal saindo do orbe flamejante.
O aumento da atividade solar causa auroras que dançam ao redor dos polos da Terra, conhecidas como aurora boreal e aurora austral. Quando as partículas energizadas das ejeções de massa coronal atingem o campo magnético da Terra, elas interagem com gases na atmosfera para criar essas luzes de cores diferentes no céu.
Uma rara tempestade geomagnética extrema, ou de nível cinco, atingiu a Terra em maio de 2024, causando auroras coloridas em partes do mundo que raramente as avistam. Durante esta tempestade, a fabricante de tratores John Deere relatou que alguns clientes que dependiam de GPS para agricultura de precisão sofreram interrupções. Mas, na maioria dos casos, os operadores de rede elétrica e satélite mantiveram os satélites em ordem e em órbita, além de gerenciar o acúmulo de intensas correntes geomagnéticas nos sistemas de rede.
Uma forte tempestade geomagnética, ou nível quatro, também provocou auroras em grande parte dos Estados Unidos em outubro do ano passado.
Autoridades da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) recomendam usar o painel de aurora do centro para descobrir se há previsão de visibilidade da aurora boreal e austral na sua região. O painel é atualizado constantemente e pode mostrar onde uma aurora pode aparecer em poucos minutos após a informação estar disponível.
E mesmo que as imagens coloridas não pareçam aparentes a olho nu, sensores em câmeras e câmeras de celulares podem captá-las, disseram autoridades do centro.