05/05/2025 - 18:03
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia a Laser Avalia Carbono em Projeto de Pecuária Sustentável no Xingu

Inovação no campo: Embrapa e Agrorobótica apresentam tecnologia LIBS

Dez anos após o início da parceria entre a Embrapa Instrumentação e a startup Agrorobótica, ambas localizadas em São Carlos (SP), um novo avanço promete transformar a pecuária sustentável no Brasil. A colaboração agora ganha escala ao integrar a tecnologia LIBS (Laser Induced Breakdown Spectroscopy – Espectroscopia de Plasma Induzida por Laser) ao projeto Carbono Xingu, uma iniciativa que abrange 18,5 mil hectares de pastagem e áreas destinadas à conversão para a agricultura em três fazendas das empresas SCL Agrícola e Agro Penido, localizadas na região do Xingu, em Mato Grosso.

A plataforma IA AGLIBS, baseada na mesma tecnologia utilizada pela NASA em suas missões espaciais para Marte, tem como objetivo avaliar com precisão os parâmetros do solo nessas fazendas. Entre os benefícios prometidos pelo projeto Carbono Xingu estão a geração de créditos de carbono, o acesso a crédito verde com condições mais favoráveis, a digitalização do solo para decisões mais rápidas e rastreáveis, e a possibilidade de aumentar tanto a produtividade quanto a rentabilidade dos produtores rurais. O projeto também visa a valorização das propriedades rurais e o fortalecimento do mercado para commodities sustentáveis, agregando maior valor às produções.

Em entrevista, Caio Penido, sócio da Agro Penido, destacou o potencial do carbono como uma nova commodity, essencial para o setor agrícola. “O carbono aparece como essa nova commodity, tão desejada, tão anunciada, e agora se materializando no nosso solo. Queremos provar que, quando implementado corretamente, o programa pode aumentar a produção de alimentos, ao mesmo tempo em que melhora o carbono no solo e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Penido.

Para Clenio Pillon, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, a agenda de carbono é uma das prioridades da instituição. “Esta agenda é absolutamente estratégica não só para a Embrapa, mas para o mundo. Não podemos dissociar a ciência de uma agenda tão relevante como essa, que está em primeiro lugar no nosso plano estratégico”, enfatizou Pillon, que lidera um grupo dedicado à temática do carbono.

Antes da assinatura oficial do contrato de parceria, ocorrida em 23 de abril, representantes das empresas envolvidas visitaram o Laboratório Nacional de Agro-Fotônica (Lanaf) da Embrapa Instrumentação, onde puderam observar a tecnologia LIBS em funcionamento. O sistema tem capacidade para analisar mil amostras diárias e avaliar até 23 parâmetros do solo.

Fábio Angelis, CEO da Agrorobótica, ressaltou a posição de liderança do Brasil em pesquisas de tecnologia aplicada à agropecuária. “O Brasil está na vanguarda desse tema. Não estamos atrás de nenhum país, estamos na frente, e temos publicações científicas sobre o LIBS que são referência mundial”, afirmou Angelis, que, após conhecer a tecnologia da Embrapa em 2014, fundou o que considera o “primeiro centro agro-fotônico do mundo”.

A cientista Débora Milori, líder das pesquisas com LIBS na Embrapa Instrumentação, também destacou o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pela equipe da Embrapa. “Quando a certificadora Verra reconheceu nossa tecnologia para a geração de créditos de carbono auditáveis, ela se baseou em dez artigos internacionais, sendo cinco deles da nossa equipe. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, comemorou Milori.

A plataforma LIBS irá gerar mapas detalhados de agricultura de precisão, identificando deficiências de nutrientes e indicando os melhores manejos para adubação e utilização de insumos. Além disso, a plataforma possibilitará a mensuração precisa do estoque de carbono no solo, ampliando as possibilidades de implementação de práticas sustentáveis.

José Manoel Marconcini, chefe-geral da Embrapa Instrumentação, destacou a importância da parceria público-privada no avanço da agropecuária sustentável. “Essa plataforma é fruto de uma colaboração que agora ganha escala e permitirá uma agropecuária cada vez mais sustentável”, avaliou Marconcini.

Aurélio Pavinato, diretor-presidente da SLC Agrícola, elogiou a contribuição da ciência para o desenvolvimento da agropecuária. “A ciência faz toda a diferença na evolução da condição de vida de um povo. O LIBS é mais um exemplo de sucesso em termos de tecnologia, tornando nossos processos mais rápidos e eficientes. Estamos muito satisfeitos com os resultados dessa parceria com a Embrapa”, concluiu Pavinato.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS