No início de 2025, a Microsoft anunciou o encerramento de um dos softwares que popularizou a comunicação via VoIP: o Skype. O fim do serviço está programado para acontecer nesta segunda-feira (5).
Tanto a versão gratuita quanto a paga do Skype serão descontinuadas. Apenas o Skype for Business, voltado para empresas, continuará funcionando normalmente. A companhia explicou que os usuários poderão migrar para a versão gratuita do Microsoft Teams, que oferece a maioria dos recursos disponíveis no Skype.
“Em maio de 2025, o Skype será desativado. Essa alteração afetará os usuários das versões gratuita e paga do Skype, mas não o Skype for Business. Se você não quiser usar o Microsoft Teams Free, poderá exportar seus dados do Skype.”, a Microsoft descreve em um comunicado oficial.
Para não perder os contatos salvos no aplicativo, a CNN reuniu um passo a passo que detalha como fazer backup deles.
A empresa também informa que quem usa o serviço de chamadas Número Skype pode ficar tranquilo. Tanto esse recurso quanto o Skype Dial Pad continuarão funcionando normalmente, no Microsoft Teams ou pelo portal web do Skype — apenas para os usuários que estavam pagando pelo serviço.
Caso você não queira usar o Teams, confira neste passo a passo como fazer backup dos contatos no Skypeback:
Apesar do encerramento do aplicativo estar marcado para 5 de maio de 2025, os dados do Skype permanecerão disponíveis para backup e exclusão até janeiro de 2026. Todo o histórico de chats e os contatos serão exportados automaticamente para o Microsoft Teams; apenas as conversas privadas não serão migradas.