As chuvas que atingem o Estado do Rio de Janeiro desde a última sexta-feira (4) já deixaram cerca de 500 pessoas desalojadas e nove desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros.
Veja imagens dos estragos das chuvas pelo Brasil
Ao todo, foram atendidas 77 ocorrências relacionadas ao mau tempo, com 41 pessoas socorridas sem gravidade. Não há registro de mortes provocadas pelas chuvas até o momento.
De acordo com a corporação, o risco hidrológico está muito alto em 11 municípios, incluindo:
Já o risco é considerado alto em Silva Jardim, Macaé, Rio das Ostras, Seropédica, Itaguaí, Queimados, Guapimirim, Mesquita, Nilópolis e São Gonçalo.
Também há risco de deslizamento muito alto em Angra dos Reis e Petrópolis, e alto na capital fluminense, Rio Claro, Teresópolis, Magé, Guapimirim, Duque de Caxias, Belford Roxo e Mangaratiba.
A prefeitura de Angra dos Reis decretou situação de emergência neste sábado (5). De acordo com informações da prefeitura, o volume acumulado ultrapassou os 324 mm em 24h e 357mm em 48h.
A chuva provocou alagamentos, deslizamentos, transbordamento de rios e danos em várias áreas da cidade. Até o momento, Angra contabiliza, 346 pessoas desalojadas. Em 46 bairros, foram acionados alertas por meio de SMS ou sirenes.