O Rio Grande do Sul registrou 134.253 descargas elétricas na nuvem-solo, entre quarta-feira (7) e o fim da tarde desta sexta-feira (9). Esse tipo de raio atinge diretamente o solo, de acordo com o Climatempo. O estado enfrentou uma sequência de tempestades intensas nestes dias.
A quinta-feira (8) foi o dia com maior número de raios, com o registro de 105.271 descargas elétricas. No dia anterior, na quarta-feira (7), foram 4.006 raios, e até as 17h desta sexta-feira (9) já haviam sido contabilizadas outras 24.976 descargas elétricas.
A incidência de tempestades eletrificadas na região é resultado das condições atmosféricas. Uma frente fria atinge o Rio Grande do Sul, com umidade elevada e presença de calor.
As chuvas também têm sido intensas. Em Cachoeira do Sul (RS) os acumulados ultrapassam 240 mm em apenas três dias. As cidades de como Faxinal do Soturno, Alegrete, Santa Maria e São Borja também registraram volumes acima dos 150 mm.
As tempestades têm sido acompanhadas de rajadas de vento que ultrapassaram os 90 km/h. Em Alegrete (RS), as rajadas chegaram a 93,2 km/h. Já em Rio Pardo (RS), os ventos chegaram a 77 km/h.