20/04/2025 - 13:48
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Renovação da Ferrovia Centro-Atlântica Pode Impulsionar o Transporte de Cargas em Minas Gerais em 30%

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) traz expectativas de impactos positivos significativos para Minas Gerais. Estudos de demanda atualizados indicam que a movimentação de cargas no estado pode aumentar em 32%, especialmente em fluxos de importação e exportação de produtos como grãos, fertilizantes, celulose, além de insumos e produtos acabados da indústria siderúrgica, transportados pela VLI, empresa controladora da FCA.

“Minas Gerais é uma peça fundamental nas operações da Ferrovia Centro-Atlântica, abrigando grande parte da sua malha. O estado possui forte representatividade em setores como siderurgia e agronegócio, que se beneficiam do transporte ferroviário. A renovação da concessão permitirá investir para aumentar a eficiência desses setores, que são estratégicos para a economia mineira”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

As projeções indicam que Minas Gerais verá um crescimento expressivo na movimentação de cargas ferroviárias com destino a estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo (Baixada Santista). Entre os produtos que devem ter aumento no transporte estão soja, milho, farelo de soja, açúcar, derivados de petróleo, produtos siderúrgicos e cimento. O retorno de fertilizantes transportados a partir do Espírito Santo também deve crescer.

A renovação da FCA prevê investimentos de cerca de R$ 10 bilhões no Corredor Leste, que conecta as regiões produtivas de Minas Gerais ao sistema portuário do Espírito Santo. Esse aporte será direcionado à aquisição de novos equipamentos, manutenção e melhorias da malha ferroviária, além de obras para resolver conflitos urbanos ao longo do trajeto.

A aquisição de locomotivas, necessária para dar suporte ao aumento esperado no volume de cargas, deve gerar impactos econômicos significativos para Minas Gerais. Como os fabricantes de locomotivas estão instalados no estado, a renovação fomentará a indústria local, gerando empregos, renda e contribuindo para a arrecadação de impostos.

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica pela VLI deverá resultar em cerca de R$ 29 bilhões em investimentos ao longo do período da concessão, além da criação de 10 mil empregos. A proposta, que está em análise por órgãos reguladores e será discutida em audiências públicas, inclui a compra de novas locomotivas e vagões, melhorias na malha ferroviária, modernização de acessos portuários e intervenções urbanas para a solução de conflitos.

Com esses investimentos, espera-se que Minas Gerais continue a se destacar como um importante polo de transporte ferroviário no Brasil, fortalecendo tanto o setor industrial quanto o agronegócio.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS