O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2025 será pago no dia 30/5 pela Receita Federal. Ou seja, na mesma data-limite para a entrega da declaração. A consulta atualizada geralmente fica disponível na semana que antecede o pagamento de cada uma das rodadas.
Neste ano, a ordem de prioridade passou por uma mudança sutil relacionada a quem usa a declaração pré-preenchida e, ao mesmo tempo, opta por receber o dinheiro por meio de chave Pix. Os demais critérios adotados anteriormente não foram alterados pela Receita Federal.
Mas, afinal, o que realmente significa “restituição do Imposto de Renda”? É, basicamente, o estorno do valor pago a mais em tributos. E isso pode ocorrer por diversos motivos, como contribuições indevidas, deduções legais, gastos com saúde, descontos automáticos e por aí vai.
O Fisco calcula o valor excedente e agenda a devolução, considerando o calendário definido e a ordem de prioridade. Caso prefiram, os contribuintes podem optar por receber a restituição por meio da chave Pix em vez de conta bancária. Esse dado deve constar na declaração.
Assim como nos anos anteriores, haverá depósito em cinco lotes principais, sendo o primeiro programado para 30/5. Enviar o IRPF primeiro nem sempre significa receber a restituição antes dos demais contribuintes, já que existe uma ordem de prioridade que deve ser seguida.
A consulta oficial do primeiro lote ficará disponível na semana que antecederá a liberação dos valores. Ou seja, entre os dias 19 e 23/5. Quando chegar o momento, os cidadãos devem acessar a página da Receita Federal que foi criada para essa finalidade.
Será necessário informar os dígitos do CPF, bem como a data de nascimento e o ano de exercício (2025). O sistema exige que você clique na caixinha de “sou humano” para finalizar o procedimento. Em seguida, bastará apenas clicar no botão “consultar”, que fica mais embaixo.
Se você for contemplado no primeiro lote da restituição, a tela mostrará o dia em que o pagamento será depositado (30/5) e os dados de sua conta bancária ou chave Pix. Caso o pagamento tenha ficado para outro lote, a plataforma mostrará a mensagem “em fila de restituição”.
Não é possível afirmar categoricamente quais grupos terão direito à restituição logo no primeiro lote de pagamentos. Por isso, os contribuintes devem aguardar a abertura da consulta, no sentido de verificar se serão ou não contemplados com essa rodada em questão.
Existe uma ordem de prioridade que será seguida em todos os lotes. A lista possivelmente não será atendida de uma só vez. Tudo dependerá do número de pessoas que declararam o IRPF e, por conseguinte, se encaixam nos critérios para receber antes dos demais cidadãos.
Confira a lista divulgada pela Receita Federal:
Os demais contribuintes que possuem direito à restituição do Imposto de Renda em 2025 começarão a receber o valor depois que toda a lista de prioridade for contemplada.
Você já sabe quando haverá o pagamento do primeiro lote, mas e os demais? A Receita Federal já anunciou o calendário completo. As datas foram confirmadas pouco tempo antes do início do prazo de declaração deste ano. O segundo lote, portanto, será pago em 30/6.
Já a terceira rodada deverá ser depositada em 31/7. Por sua vez, a liberação do quarto lote ocorrerá em 29/8. Por fim, o quinto e último lote será pago aos contribuintes no dia 30/9.
As rodadas remanescentes serão anunciadas posteriormente. Elas devem ser destinadas a quem estava com pendências na declaração e conseguiu retificar/regularizar a situação junto à Receita Federal.