O setor pecuário da região de Poxoréu, no sudeste de Mato Grosso, se reuniu na noite de quarta-feira (2/4), nas dependências do Sindicato Rural do município, para acompanhar uma palestra com o tema “Manejo correto de pastagem: Receita para uma pecuária de sucesso”. A atividade integra a 13ª edição do Acrimat em Ação e contou com o apoio da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat). Um dos principais pontos abordados foi a importância da utilização de sementes de alta qualidade na recuperação de pastagens degradadas.
Durante o evento, o vice-presidente da Aprosmat, Gutemberg Carvalho Silveira, destacou que a semente representa o ponto de partida de todo o processo produtivo. Após o preparo do solo, o produtor depende da semente para obter os resultados esperados, tanto na agricultura quanto na pecuária. “No caso específico da pecuária, é fundamental escolher sementes adequadas, com alto padrão de qualidade e pureza. Para isso, o produtor deve buscar orientação técnica, seja por meio de assistência especializada ou consultando um agrônomo, para garantir a escolha correta do insumo”, ressaltou Silveira.
A palestra da noite foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagens, que reforçou os avanços na qualidade das sementes forrageiras nos últimos anos. “No passado, a qualidade das gramíneas e sementes era muito inferior. No entanto, com a intensificação da fiscalização pelo Ministério da Agricultura e o aumento das exigências técnicas, observamos melhorias significativas. O pecuarista também tem se mostrado mais atento à importância de iniciar sua formação de pasto com sementes de qualidade, o que é determinante para o sucesso do sistema produtivo”, afirmou.
Além de promover palestras técnicas, o Acrimat em Ação tem como objetivo ouvir as demandas dos produtores locais e, com base nessas informações, elaborar estratégias para o fortalecimento da bovinocultura no Estado, que abriga o maior rebanho do Brasil. Segundo o diretor técnico da Acrimat, Francisco Manzi, o engajamento dos sindicatos rurais tem sido essencial para o sucesso da iniciativa. “Estamos registrando uma média de 200 participantes por evento, sendo que aproximadamente 70% são pecuaristas, nosso público-alvo principal”, destacou Manzi.
O Acrimat em Ação conta com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Aprosmat, Grupo Canopus e FS Fueling Sustainability.
O mercado brasileiro de sementes forrageiras segue em expansão. Em 2024, o setor foi estimado em US$ 343,95 milhões, com projeção de alcançar US$ 482,41 milhões até 2029. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) para o período de 2024 a 2029 é de 7%. No Brasil, estima-se que cerca de oito milhões de hectares de pastagens sejam renovadas ou recuperadas anualmente, evidenciando a relevância estratégica do segmento.