Perder a famosa “barriguinha” é um dos objetivos mais comuns de quem começa a praticar atividade física. Mas será que existe mesmo um exercício específico para queimar gordura abdominal? Segundo o educador físico Leonardo Costa Pereira, a resposta não é tão simples.
“Não existe um único exercício que vai queimar gordura abdominal“, afirma o profissional. Para ele, é um erro comum achar que apenas abdominais ou alguma modalidade isolada serão suficientes para eliminar a barriga.
Leonardo explica que o acúmulo de gordura acontece por uma combinação de fatores, como má alimentação, sedentarismo e hábitos de vida ruins. Por isso, o caminho para reverter esse cenário também precisa ser múltiplo e contínuo. “Assim como a pessoa fez várias coisas que contribuíram para o acúmulo de gordura, ela precisa diversificar os estímulos para queimar essa gordura. Quanto mais diferentes os exercícios, melhor.”
A chave, segundo ele, está na melhora do condicionamento físico geral. Para isso, o ideal é combinar exercícios aeróbicos (como caminhada, corrida, bicicleta) com anaeróbicos e de força (como musculação, HIIT ou treinos funcionais). “É essa combinação dentro de um programa bem estruturado que vai ajudar na redução de gordura, inclusive a abdominal”, reforça.
Além disso, a regularidade do treino é fundamental. “Não adianta fazer um único exercício ou uma única sessão. O que realmente vai trazer resultado é manter a rotina, seguir um programa de treino adequado, com orientação profissional, e sair da zona de conforto”, conclui Leonardo.