As galinhas são animais comuns nas fazendas, sendo até personagens de músicas infantis. Embora sejam bastante conhecidas, existem curiosidades sobre elas que podem deixá-lo(a) surpreso(a).
Você já sabe que, para se referir ao termo “galinha” no plural, falamos “galinhas”. Mas faz ideia de qual seja o coletivo de galinha?
Os substantivos coletivos são formas de representar um grupo ou conjunto por meio de uma palavra. Podem envolver indivíduos, animais, objetos, etc.
É bem provável que alguns exemplos de coletivos tenham vindo à sua mente. Contudo, você pode não ter adivinhado qual é o coletivo de galinha, ou melhor, os coletivos.
De acordo com informações do Dicionário Michaelis, há três possíveis formas de representar o coletivo de galinhas.
O coletivo mais usual para representar esses animais é “galinhada”, palavra composta pelo substantivo “galinha” com o sufixo “ada”. O termo é, inclusive, usado para se referir a um prato típico da culinária brasileira, feito à base de arroz e galinha.
Outras formas possíveis são “galinhame”, formada por “galinha” + “ame”, e “galinhaço”, com origem etimológica do latim gallinaceus.
Vale destacar que esses dois últimos termos têm um tom mais informal, e o segundo pode ter um sentido humorístico em alguns contextos.
Então, resumindo, os três coletivos de galinha são:
Confira alguns exemplos de frases com os três coletivos de galinha: