Projeto piloto com drones auxilia PM no combate aos crimes em São Paulo
Os bairros do entorno do 27º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na zona sul de São Paulo, tiveram queda nos principais crimes patrimoniais no primeiro bimestre deste ano.
O resultado é acompanhado pela Polícia Militar que, desde o ano passado, implantou o Programa de Policiamento com Drones, um projeto para reforçar a vigilância da área e aumentar a segurança dos moradores.
O uso de drones fornece um panorama da situação vista de cima. Por causa do rápido deslocamento, permite que o policial se prepare para atender à ocorrência com mais segurança e planejamento.
LEIA TAMBÉM: De policiais fantasiados a uso de drones, veja como a polícia de SP combateu a criminalidade no Carnaval
“Com o uso da tecnologia, a PM torna a ação do policial mais eficiente e segura, além de contribuir com a economia de recursos”, afirma o tenente-coronel Carlos Marques, comandante do 27° BPM/M.
Outros batalhões da PM paulista integraram o projeto piloto, que resultou na diretriz para implementação do programa. A vigilância aérea é desenvolvida em conjunto com a Sala de Operações da PM e com o Radiopatrulhamento com Motocicletas (RPM).
Atualmente, o programa funciona no patrulhamento preventivo, com dois policiais e uma viatura. Os militares monitoram a rede de rádio nas áreas de interesse e, quando surge uma emergência, dão o apoio.
LEIA TAMBÉM: SP encerra 2024 com a maior contratação de policiais dos últimos 14 anos, com mais de 7,8 mil agentes
Os drones são usados pela PM desde 2019 em grandes operações e ações programadas no Estado de São Paulo.
Indicadores criminais
Os bairros do entorno do 27º BPM/M, que compreendem os 48º, 101º e 102º Distritos Policiais, tiveram uma redução de 30% nos registros de roubos em geral nos dois primeiros meses deste ano, na comparação com 2024. Os casos caíram de 534 roubos para 372 ocorrências. Os furtos também reduziram no período. A subtração de veículos caiu 4,5% no bimestre, com 169 boletins de ocorrência.
Na avaliação do comandante do 27º BPM/M, o drone é mais uma ferramenta que contribui com o trabalho policial. “Temos que combater os crimes de varejo e organizado com as melhores ferramentas”, finalizou.
O post Projeto piloto com drones auxilia PM no combate aos crimes em São Paulo apareceu primeiro em Agência SP.