Projeto de natação em Votuporanga emplacou equipe entre as 10 melhores do país
O presente e o futuro da natação paulista estão sendo lapidados em Votuporanga. É no município com 96,6 mil habitantes que funciona o Centro de Formação de Natação, projeto mantido com recursos da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Fundado em 2010, o local atende gratuitamente a 450 crianças e jovens com idade entre 7 e 17 anos, que se distribuem em três categorias técnicas: iniciação, para quem ainda dá suas primeiras braçadas, aperfeiçoamento, para quem já tem um nível avançado de natação, e competição, time de alto rendimento destacado para disputar os principais campeonatos de base do estado. Alunos com deficiência também fazem parte da programação. As aulas acontecem no Conjunto Aquático Professor Luis Carlos Toloni e no Conjunto Esportivo Saverio Maranho.
“Nosso trabalho é desenvolver os aspectos físicos, técnicos e psicológicos desses atletas. O processo é gradual, precisamos de tempo para moldar esses jovens. Não fazemos um atleta de alto nível de um dia pro outro”, explica Alan Coutinho, técnico da equipe de competição, que hoje é composta por 80 atletas.
Formar é importante, mas vencer também. O centro aprimora e lança atletas promissores para clubes de renome do estado e quando entra na piscina para brigar por medalhas, faz barulho. Em 2024, o projeto, que nos campeonatos leva o nome de Avonat (Associação Votuporanguense de Natação), fechou a temporada com a sua equipe Júnior entre as dez melhores do país no ranking da CBDA (Confederação Brasileiro de Desportos Aquáticos).
“Para uma cidade como Votuporanga, esse resultado é fora da curva. É uma junção de fatores, que vão desde a estrutura esportiva da cidade ao clima, que nos transformou em um case de sucesso”, diz Alan.
Pelo menos até maio, o top 10 nacional está garantido. Isso porque as marcas obtidas no Campeonato Brasileiro Júnior, que acontece no Recife entre 13 e 18 do próximo mês, definirão a atualização do ranking geral para 2025. Além disso, no segundo semestre o centro buscará medalhas nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior Baby Barioni, eventos do calendário da Sesp.
“O projeto se transformou em uma grande ferramenta de construção social, contribuindo para a redução no índice de evasão escolar, acesso às drogas, depressão e síndromes cognitivas dos jovens da nossa região. Hoje somos referência no desenvolvimento de atletas em São Paulo”, diz o coordenador do projeto, Luiz Augusto “Xaninho”.
O Centro de Formação de Natação está sempre com vagas abertas para novas turmas de treinamento. Para mais informações sobre os períodos de testes, entre em contato no [email protected] ou no (17) 3426-1200.
O post Projeto de natação em Votuporanga emplacou equipe entre as 10 melhores do país apareceu primeiro em Agência SP.