A França pode ver uma redução de 0,5 ponto percentual no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) como resultado das tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse o primeiro-ministro François Bayrou em uma entrevista no sábado (5).
“As políticas de Trump podem nos custar mais de 0,5% do nosso PIB”, disse Bayrou, de acordo com trechos publicados em uma entrevista ao jornal Le Parisien.
“A imposição dessas tarifas absurdas levará a uma crise global […]. O risco de perda de empregos é significativo, assim como o de uma desaceleração econômica“, disse ele.
De acordo com os planos de Trump anunciados na quarta-feira (2), a França estará sujeita a uma tarifa geral de 20%, juntamente com outros países da União Europeia (UE).
Depois de falar com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, o presidente Emmanuel Macron disse no início do sábado que os dois países reafirmaram sua determinação de “coordenar estreitamente” posições nas discussões tarifárias com Trump.
“Uma guerra comercial não é do interesse de ninguém. Precisamos permanecer unidos e resolutos para proteger nossos cidadãos e nossos negócios”, disse ele em um post no X.