Lançado o edital nº 01/2025 – SME – EJA para o processo seletivo Prefeitura de Laranjal, no estado do Paraná, para formar um banco de reserva de alfabetizadores voluntários.
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, visa atender à demanda local de combate ao analfabetismo. A seleção será por análise curricular e documental, com classificação válida para o ciclo de 12 meses.
As oportunidades são destinadas a alfabetizadores voluntários da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.
O cadastro reserva possui foco na zona rural e urbana do município. O número de vagas depende da formação das turmas nas comunidades locais.
Podem se candidatar pessoas com ensino médio completo (preferencialmente com formação em magistério) ou ensino superior na área da educação.
É necessário ter ao menos 18 anos e disponibilidade mínima de 20 horas semanais. As atividades incluem 16 horas-aula e 4 horas de planejamento por semana.
Os alfabetizadores selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1.200,00 mensais, com recursos provenientes do MEC.
A participação é gratuita e deve ser realizada entre 12 a 16 de maio de 2025, presencialmente, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Pernambuco, s/nº, até às 17h.
Para se inscrever, o candidato deverá entregar um envelope lacrado contendo: ficha do anexo I do edital, documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência) e comprovantes de escolaridade.
A seleção dos candidatos será composta por análise de currículo e documentação, conduzida por comissão da Secretaria Municipal de Educação.
Em caso de empate, terão prioridade os candidatos com maior tempo de experiência em Educação de Jovens e Adultos e, em seguida, os de maior idade.
Leia atentamente o edital divulgado na página do Diário Oficial dos Municípios do Paraná, com o código identificador: 3726506B ou envie um e-mail com as dúvidas para: [email protected].