A Polícia Civil de São Paulo abriu um inquérito para investigar a morte da atriz mirim Millena Brandão, de 11 anos, ocorrida na última sexta-feira (2). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso está sendo apurado pelo 101º Distrito Policial (Jardim Imbuias) e foi registrado inicialmente como morte suspeita.
De acordo com a pasta, laudos periciais foram requisitados e estão em andamento para auxiliar na análise da autoridade policial. O objetivo da investigação é determinar a causa exata da morte de Millena Brandão e apurar se houve alguma responsabilidade de terceiros no ocorrido.
Millena estava internada em estado grave desde a última segunda-feira (28) no Hospital Geral do Grajaú, após a descoberta de uma mancha incomum em seu cérebro. Segundo a nota divulgada pelo hospital, a causa da morte foi encefálica, confirmada às 16h55 da sexta-feira (2).
A atriz mirim enfrentou um quadro delicado, sofrendo diversas paradas cardíacas e necessitando de entubação.
O pai de Millena Brandão, Luiz Rodrigo, relatou à CNN que procurou a UPA Maria Antonieta após a atriz se queixar de dores de cabeça, nas pernas e cansaço. Segundo ele, Millena desmaiou em casa na segunda-feira (28) e, após exames negativos para Covid, dengue e influenza, foi diagnosticada com uma infecção urinária.
Na terça-feira (29), após sofrer uma parada cardíaca, foi transferida para o Hospital Geral do Grajaú, onde exames de imagem detectaram manchas cerebrais. Luiz Rodrigo informou que a falta de um neurocirurgião no local e novas paradas cardíacas impediram a transferência para o Hospital das Clínicas.
A família da atriz mirim Millena Brandão publicou um alerta nas redes sociais para vaquinhas falsas em nome da adolescente. Em um story no Instagram da atriz, a família afirma que pessoas estão aplicando golpes ao pedirem vaquinha em nome de Millena, aproveitando-se do falecimento dela.
O velório da atriz, foi realizado no último domingo (4), na capela do Cemitério Campo Grande, localizado na Av. Nossa Sra. do Sabará, na Vila São Pedro, em São Paulo.
A menina fez parte do grupo de figurantes da novela “A Infância de Romeu e Julieta”, exibida pelo SBT, e já atuou em uma produção da Netflix, a série “Sintonia”. Millena também fez parte da Cia Artística En’cena, na qual busca atuar em produções de teatro musical.
Além de atriz, Millena também trabalhava como modelo e influenciadora. Com 155 mil seguidores, a garota mostrava seu dia a dia com a família e amigos nas redes sociais.
O neurocirurgião Fernando Gomes explicou à CNN, em 2021, o que é e como se dá a morte encefálica. “Acontece quando ocorre uma lesão definitiva e irreversível no órgão, ou seja, no encéfalo, tronco cerebral e no cérebro”, começou.
Ele também disse que o restante dos órgãos continua funcionando por um período. “Obviamente sob auxílio de aparelhos como ventilação mecânica e drogas vasoativas, que são medicamentos que mantêm a pressão arterial funcionando”, completou.
Muitas vezes, ainda há necessidade de medicar o paciente com um pouco de hormônio para não haver tanta perda de urina, disse o neurocirurgião. “Mas depois de um determinado tempo, todos os órgãos deixam de funcionar”, comentou.
O neurocirurgião Guilherme Lepski, do Hospital das Clínicas e Instituto de Neurocirurgia de São Paulo, explicou que morte cerebral é um quadro irreversível.
“Está errado falar que a morte encefálica foi declarada e depois revertida. Isso é uma desinformação grave, que pode levar a população a interpretar que morte encefálica é uma coisa reversível”, disse à CNN.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo