Dados atualizados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgados nesta segunda-feira (5), revelam que 21% da área estimada já foi semeada. O Texas, principal estado produtor, lidera o avanço, impulsionado pelas boas condições climáticas.
Segundo o USDA, o plantio de algodão nos Estados Unidos já alcançou 21% da área total estimada para a safra, que é de 3,99 milhões de hectares. O avanço semanal foi de seis pontos percentuais.
De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), esse ritmo representa um atraso de dois pontos percentuais em relação à safra anterior, mas está um ponto acima da média dos últimos cinco anos.
O Texas, maior estado produtor de algodão dos Estados Unidos, já plantou 25% da sua área destinada à cultura. O Imea destaca que as atenções se voltam agora para as condições climáticas, especialmente quanto ao volume de chuvas no estado, que têm favorecido o desenvolvimento inicial das lavouras.
A previsão do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) indica continuidade de chuvas em algumas das principais regiões produtoras nas próximas semanas.
De acordo com o Imea, se o clima continuar favorável e não interferir no ritmo do plantio, a expectativa é de uma boa produção de algodão no país. Isso poderá elevar a oferta global de algodão em pluma, impactando o mercado internacional da fibra.