O pilates é conhecido como uma técnica de construção de movimento, ou seja, trabalha com a proposta da melhora da postura, equilíbrio, força e flexibilidade do corpo. Fato que ainda não o afasta de questionamentos sobre os seus benefícios, como por exemplo: pilates fortalece a musculatura?
“A técnica de exercícios com base na teoria desenvolvida por Joseph Pilates une aumento de tônus muscular, associado a alongamentos, flexibilidade nos movimentos e tendo como resultado final uma musculatura mais forte”, explica Luiz Guilherme Coppolecchio, coordenador geral do setor de Fisioterapia da Rede Hospital Casa.
Nesse sentido, Luiz Guilherme pontuou na sequência que é inviável determinar uma carga de treino para quem tem esse objetivo de fortalecimento muscular por meio do pilates. O motivo é que o treino varia de pessoa para pessoa e também há a necessidade de análise individual, morfológica e biomecânica para que ocorra a prescrição de exercícios diretamente proporcionais à cada necessidade.
“Mas o ganho de maior força muscular está relacionado à frequência de treinamento, regularidade e capacidade de carga de cada um. O resultado é praticamente imediato, principalmente para indivíduos sedentários ou com alguma restrição de mobilidade que esteja impossibilitando a pessoa na realização de exercícios. O pilates tem de imediato melhora na respiração, tônus e flexibilidade. Ganhos que serão acentuados gradualmente”, garante o profissional.
Os acréscimos sobre fortalecimento muscular no pilates
Ao ser questionado se há alguma contraindicação do pilates para quem vive com hérnia de disco, o profissional afirma que não, devido à eficácia dessa proposta para o tratamento ou até mesmo prevenção de patologias relacionadas à coluna.
“O aumento da mobilidade e flexibilidade, além da força e tônus muscular de músculos estabilizadores da coluna, fazem o reposicionamento das vértebras e, consequentemente, a descompressão dos discos. Isso gera alívio acentuado dos sintomas”, diz.
Continue a leitura no site SportLife, parceiro do Metrópoles.