Oscar Piastri está fazendo o que precisa para conquistar seu primeiro título de Fórmula 1, disse nesta quinta-feira (22) o britânico Lewis Hamilton, o piloto mais bem-sucedido de todos os tempos da categoria.
Hamilton conquistou o primeiro de seus sete campeonatos com a McLaren, e o australiano Piastri venceu quatro das sete corridas desta temporada com a equipe, abrindo uma vantagem de 13 pontos sobre seu companheiro de equipe, Lando Norris, antes da apresentação em Mônaco neste fim de semana.
Questionado sobre o que achava do piloto de 24 anos e sobre a dificuldade de conquistar seu primeiro título, Hamilton disse que Piastri estava fazendo um trabalho fantástico em sua terceira temporada na categoria.
“É incrível ver a McLaren indo tão bem, porque foi lá que comecei”, disse ele.
“E também vê-los tão próximos, ele e Lando, esses dois grandes pilotos. A pressão sobre os dois será inimaginável, eu diria, para a maioria das pessoas que não a estão sentindo ou que nunca a sentiram. Ele [Piastri] tem feito tudo o que é preciso para vencer um campeonato mundial. Não tenho nenhum conselho para ele. Apenas que continue fazendo o que está fazendo”, completou Lewis Hamilton.
Piastri venceu três corridas consecutivas — Bahrein, Arábia Saudita e Miami — e conquistou a pole position em Ímola no último fim de semana, mas perdeu a vitória depois que Max Verstappen, da Red Bull, assumiu a liderança por fora na primeira curva.
O australiano, que também venceu na China, terminou em terceiro, com Norris em segundo.
Piastri disse a repórteres que chamar Ímola de choque de realidade era muito duro, mas serviu como um lembrete de que nem tudo sairia como planejado nesta temporada.
“Acho que talvez o ritmo de corrida [da Red Bull] tenha sido uma surpresa para nós, mas o fato de eles terem sido rápidos durante o fim de semana não foi uma grande surpresa”, disse ele. “Então, temos que continuar trabalhando duro.”
Três australianos venceram em Mônaco: o falecido tricampeão Jack Brabham, o atual empresário de Piastri, Mark Webber, e Daniel Ricciardo.
“Há muita história australiana por aqui”, observou Piastri. “Seria ótimo acrescentar mais um capítulo.”