O obelisco de Buenos Aires, capital da Argentina, foi iluminado na noite desta segunda-feira (21) em homenagem ao papa Francisco.
A projeção realizada no monumento estampou o rosto de Francisco abaixo de um símbolo de luto, ao lado de uma inscrição dizendo “rezem por mim”.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, em 17 de dezembro de 1936, o sumo pontífice era natural da capital argentina. Francisco marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O papa assumiu o trono da Santa Sé em março de 2013, sendo o primeiro a escolher o título em homenagem a São Francisco de Assis, santo que ficou conhecido pela sua atuação junto aos pobres e miseráveis.
O pontífice morreu aos 88 anos após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado nesta segunda-feira.
O corpo estava previsto para ser colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do líder da Igreja Católica, aberto aos fiéis. A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, ainda não foi divulgada.
O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã desta segunda-feira.