Quem está atento às dicas de beleza certamente já ouviu falar do colágeno, a proteína mais abundante do nosso organismo e que se concentra em vários tecidos como pele, ossos, ligamentos, tendões e cartilagens.
O composto é formado por três aminoácidos como a glicina, prolina e hidroxiprolina. Por sua vez, quanto mais colágeno temos armazenado no organismo, maior tende a ser a hidratação, a elasticidade, a firmeza e menos rugas e linhas de expressão teremos na pele.
Mas engana-se quem pensa que os benefícios se limitam à pele, já que o colágeno está concentrado em outros locais, como ossos, ligamentos, tendões e cartilagens. Segundo a nutricionista Juliana Andrade, ele é a proteína mais abundante no corpo humano, representando cerca de 30%.
“Um dos efeitos mais procurados e documentados do colágeno é a melhora na saúde da pele. Com o passar dos anos, a produção do composto pelo corpo diminui naturalmente, o que contribui para a perda de firmeza e elasticidade. Estudos indicam que a suplementação diária de colágeno pode ajudar a melhorar a hidratação, a elasticidade e até a reduzir a aparência de rugas e linhas finas”, afirma.
Benefícios para articulações e ossos
O colágeno também desempenha um papel crucial na saúde das articulações e ossos. A suplementação diária da proteína pode ajudar a aliviar dores articulares, especialmente em pessoas com condições como osteoartrite.
“Isso ocorre porque o colágeno é um componente importante da cartilagem, que age como uma “almofada” nas articulações, reduzindo o atrito entre os ossos. Além disso, ele pode contribuir para a manutenção da densidade óssea, já que está presente na matriz óssea e pode ajudar a prevenir a perda de massa óssea relacionada ao envelhecimento”, acrescenta a profissional.
Pode tomar todos os dias?
Juliana acrescenta que, embora os benefícios da suplementação diária de colágeno sejam amplamente documentados, a chave para obter bons resultados está na consistência.
“O colágeno pode ser incorporado à rotina diária por meio de pó ou cápsulas, que são facilmente dissolvidas ou ingeridas, sem grandes esforços. Vale ressaltar que, apesar de ser seguro para a maioria das pessoas, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, até para entender melhor quanto à dosagem e horário de consumo”, destaca.