A prática milenar da yoga vem ganhando cada vez mais espaço entre pessoas com mais de 65 anos. Os benefícios desse exercício vão além da flexibilidade: envolvem saúde física, mental e social. Segundo especialistas, com orientação adequada, a atividade pode ser uma grande aliada para essa faixa etária.
Leia também
-
Saúde
Professor ensina 5 posições de yoga para combater a ansiedade
-
Saúde
Saiba 4 razões para mulheres praticarem yoga
-
Claudia Meireles
Power yoga: conheça a prática queridinha do momento
-
Saúde
Yoga emagrece? Confira 6 dicas para começar a praticar o exercício
O personal trainer Vitor Vicente destaca que a yoga ajuda no equilíbrio, flexibilidade e fortalecimento da região central do corpo — especialmente abdômen e lombar. “Esses são ganhos importantes em qualquer idade, mas acima dos 65 anos têm ainda mais impacto na autonomia e na prevenção de quedas”, afirma.
Vitor também ressalta o aspecto social da prática: “Muitas pessoas nessa fase da vida enfrentam dificuldades para socializar, e a yoga cria um ambiente de encontro e convivência.”
Um estudo dos EUA mostra que a combinação de posturas, respiração e mantras promovida pela yoga reduz o estresse e estímulo o cérebro
Outro ponto importante citado pelo personal é o alívio das dores nas articulações, resultado do fortalecimento muscular e do aumento da flexibilidade. “A yoga é uma atividade exigente, mas de baixo impacto. Isso significa menos risco de lesões, o que é ótimo para quem busca qualidade de vida com segurança”, explica.
Para o geriatra Victor Dornelas, do Núcleo Avançado de Geriatria do Hospital Sírio-Libanês, a yoga deve ser praticada com orientação profissional e após avaliação médica.
“Ela traz benefícios para o sono, o humor e até mesmo para a cognição. Pacientes com comprometimento cognitivo leve, por exemplo, podem se beneficiar muito, já que a prática exige concentração e memória para acompanhar as sequências de movimentos”, afirma Dornelas.
8 imagens
Fechar modal.
1 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images2 de 8
Praticar atividade física é essencial
Pixabay3 de 8
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images4 de 8
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução5 de 8
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images6 de 8
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images 7 de 8
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay8 de 8
Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal
Getty Images
O médico também ressalta o potencial da yoga como terapia complementar para ansiedade e depressão.
“É uma medida não farmacológica poderosa, que pode ser praticada em casa, com vídeos ou aulas on-line, atitude muito comum durante a pandemia e que continua sendo uma opção viável.”