Volume de cargas atinge 17,4 milhões de toneladas no trimestre
Os portos do Paraná movimentaram 17.420.779 toneladas de cargas entre janeiro e março de 2025, um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 16.384.054 toneladas. O desempenho reforça as projeções otimistas para o encerramento do ano, com possibilidade de superação do recorde histórico alcançado em 2024, quando o volume total chegou a 65.393.256 toneladas.
Entre os destaques do período, a exportação de grãos de soja alcançou 4.177.143 toneladas, um aumento de 13% em relação ao primeiro trimestre do ano passado (3.694.168 toneladas). No lado das importações, os fertilizantes lideraram a entrada de produtos, com 2.739.120 toneladas no acumulado dos três primeiros meses de 2025, superando as 2.653.354 toneladas registradas em 2024.
O maior crescimento na movimentação de cargas ocorreu em março, puxado principalmente pela exportação de soja em grãos, que somou 2.073.092 toneladas no mês. O farelo de soja também apresentou bom desempenho, com 769.619 toneladas exportadas. Outro destaque foi o Terminal de Contêineres, com 804.939 toneladas embarcadas.
Nas importações, os principais produtos movimentados em março foram fertilizantes (899.073 toneladas), contêineres (580.469 toneladas) e derivados de petróleo (403.863 toneladas).
Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o bom desempenho no primeiro trimestre reflete o volume expressivo da safra. “A soja e os fertilizantes foram os maiores volumes que movimentamos, uma tendência que deve se manter nos próximos meses, devido à grande safra”, afirmou.
Já o diretor de Operações da companhia, Gabriel Vieira, destacou os investimentos em tecnologia e gestão. “Os fertilizantes são nossa principal commodity de importação, e temos investido em inteligência estratégica para operá-los com cada vez mais eficiência”, disse.
Para atender à crescente demanda, seguem em andamento as obras do Moegão, estrutura que centralizará as linhas férreas que chegam ao Porto de Paranaguá. Com investimento de R$ 600 milhões, a iniciativa promete ampliar em mais de 60% a capacidade de recepção de granéis sólidos vegetais oriundos do Paraná e de outros estados.
Atualmente, 35% da obra já foi concluída, e a previsão de entrega é para o final de 2025. A nova infraestrutura tem como objetivo garantir o escoamento eficiente da produção atual e futura.
Para suportar o aumento das operações, a Portos do Paraná investe também em arrendamentos de áreas. No dia 30 deste mês, mais três áreas estarão em disputa na B3. Desde que recebeu delegação do governo federal para conduzir as licitações, em 2019, a empresa já arrematou cinco áreas.
Com os novos leilões, Paranaguá se tornará o primeiro porto do Brasil com 100% dos espaços de arrendamento regularizados, somando R$ 3,8 bilhões em investimentos.
O crescimento da movimentação também reflete o desempenho de empresas parceiras. A TCP, que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, completou 27 anos de operação em 2025 comemorando recordes. Em março, o terminal registrou seu melhor desempenho mensal do ano, com destaque para a movimentação de contêineres refrigerados, que cresceu 38% em relação ao mesmo mês de 2024.
No acumulado do trimestre, a movimentação atingiu 401.131 TEUs, alta de 7%. Em 2024, a TCP finalizou a ampliação de seu pátio de contêineres refrigerados, elevando a capacidade de 3.624 para 5.268 tomadas — a maior da América do Sul.
Essa expansão consolidou o terminal como principal corredor de exportação de carnes do país. No primeiro trimestre de 2025, foram movimentadas 610 mil toneladas de carne de frango, o equivalente a 44% do market share nacional no segmento.