15/05/2025 - 18:37
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Ministério não sabia tamanho da fraude no INSS até operação, diz Wolney

Nesta quinta-feira (15), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que participa de audiência na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado Federal, declarou que a pasta não sabia do tamanho das fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) até a deflagração da Operação Sem Desconto, pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), no dia 23 de abril.

“Ninguém conhecia anteriormente o tamanho dessas fraudes, portanto, isso só se tornou público depois da operação. Antes disso nós recebíamos as informações do INSS. Nós não recebíamos esses números, eles não estavam colocados”, afirmou o ministro.

A operação revelou que sindicatos e entidades associativas teriam cobrado indevidamente bilhões de reais de aposentados e pensionistas. No total, o valor pode chegar a cerca de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024.

Wolney Queiroz, que deixou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Previdência Social para assumir a pasta em maio, foi convidado pela comissão para prestar informações sobre as fraudes relacionadas a descontos não autorizados.

Durante a audiência, quando questionado sobre porquê o governo não agiu em 2023, quando as denúncias foram apresentadas pela conselheira Tonia Galleti, do Conselho Nacional do INSS, segundo ata de reunião, Wolney afirmou que o governo tomou providências e que a investigação durou dois anos.

“O governo tomou as providências […] O que todo nós sabíamos era o que tinha na imprensa, alguma menção aos descontos e uma investigação por parte da CGU e que durou, essa investigação, praticamente dois anos. Se fosse uma coisa simples de ser detectada, senador [Sergio] Moro, essa ação teria sido deflagrada ainda em 2023. É uma coisa que demanda responsabilidade, serenidade, tempo e só então as informações chegaram a público quando a deflagração da operação”, afirmou o ministro.

“Nós, enquanto Ministério da Previdência Social, recebíamos a informação do INSS que as medidas estavam sendo tomadas, que os critérios estavam sendo endurecidos, que as modalidades estavam sendo mais rigorosas, que as reclamações estavam diminuindo. Essas eram as informações que chegavam para o Ministério da Previdência”, prosseguiu.

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