10/04/2025 - 04:04
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milei anuncia série documental sobre sua trajetória política

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou esta semana o lançamento de uma nova série documental sobre o seu percurso político, feita por um funcionário do governo e que analistas consultados pela CNN chamam de ambição de construir uma figura “épica” que sustente o idílio com seus seguidores mais fervorosos.

O presidente publicou em suas redes sociais um trailer que mostra as primeiras aparições do economista como palestrante na televisão, sua entrada na política, as críticas que recebeu e seus próprios insultos até a vitória nas eleições presidenciais.

O responsável pelo projeto, o cineasta Santiago Oría, que em maio foi nomeado diretor de Produção Audiovisual da Presidência, anunciou no início de agosto em X que estava trabalhando nas horas vagas para narrar “o épico de Javier Milei do zero ao Presidente da Nação.” Ele acrescentou que “pode servir de inspiração para os guerreiros da liberdade em todas as partes do mundo e para as gerações vindouras”.

Oría também confirmou que a estreia dos capítulos, sem data prevista, será no X, que chamou de “a plataforma da liberdade”.

O presidente e sua equipe de comunicação não demonstram apenas entusiasmo pela construção desta história propagandística sobre a figura do autoproclamado “leão” libertário. É também uma necessidade, como explicam à CNN analistas especializados em discurso político.

“Não há Governo que se sustente sem um tipo de história, sem uma narrativa de si mesmo que lhe permita projetar-se no tempo e imaginar um futuro”, disse Mariano Fernández, professor de Comunicação e Cultura da Universidade Nacional de La Plata e pesquisador assistente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet).

No caso de Milei e da série anunciada, para Fernández “há uma tentativa de sustentar uma epopeia de chegada ao poder”, o que, segundo ele, pode estar relacionado com movimentos estratégicos já pensando na campanha para as eleições legislativas de 2025 “Deve apoiar um certo imaginário político”, acrescentou.

Por sua vez, Orlando D’Adamo, diretor do Centro de Opinião Pública da Universidade de Belgrano, disse à CNN que, sem a construção de uma narrativa política consistente, é difícil sustentar um apoio significativo: “Todas as narrativas devem ter um ideal e ambiciosa visão do futuro. Eles normalmente são construídos em torno de certos valores fundamentais.”

Além disso, destacou que o desejado componente épico não é exceção no caso de Milei, mas sim regra nas histórias políticas. “Se (Milei) chegou onde chegou é porque soube construir discursivamente uma alternativa na qual muita gente ainda acredita”, observou.

D’Adamo explicou que a história de Milei está agora numa segunda fase, construída em torno da vitória eleitoral, e que está empenhado em manter o seu núcleo duro de eleitores que o apoiaram desde as primárias. Acrescentou que, se a aposta econômica de Milei começar a perder efeito (seja por uma estagnação na desaceleração da inflação ou por um aumento do desemprego), a história poderá deixar de ter ligação com a realidade e passar para uma fase de “cronificação”, que seria seguida de um desmantelamento até a chegada de uma nova contranarrativa dominante.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS