O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma diversidade impressionante de paisagens, culturas e tradições espalhadas pelos seus 26 estados e o Distrito Federal.
Do extenso território amazônico no Norte às praias paradisíacas do Nordeste, passando pelo Pantanal, o Cerrado e a imensidão do Sul, cada região tem suas particularidades.
Com mais de 8,4 milhões de quilômetros quadrados, a posição de 5º maior país do mundo do Brasil é incontestável.
Mas, dentro dessa imensidão, existem estados com tamanhos bastante diferentes. Enquanto alguns possuem áreas gigantescas, como o Amazonas, que sozinho é maior que muitos países, outros ocupam territórios bem menores.
Nesse sentido, você saberia dizer qual é o menor estado do Brasil? Algumas dicas: ele tem apenas 21,9 mil km², está localizado no Nordeste e se destaca por sua cultura vibrante, belezas naturais e forte economia.
Quer saber qual é esse estado e o que faz dele um lugar tão especial? Confira mais detalhes abaixo deste pequeno, mas importante pedaço do Brasil.
O menor estado do Brasil é Sergipe, que integra a região Nordeste do país. Com uma área territorial de 21.938,18 km², ele ocupa o posto de menor unidade da federação e faz fronteira com Alagoas, Bahia e o Oceano Atlântico.
Sergipe tem como capital Aracaju, que também é seu município mais populoso. No total, porém, o estado tem pouco mais de 2,2 milhões de habitantes e uma densidade demográfica de 100,74 habitantes por quilômetro quadrado.
Nesse sentido, além de ser o menor estado do Brasil, este também é um dos menos populosos. Ele só perde para Roraima, Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia.
Sergipe, assim como muitos outros estados da região Nordeste, teve seu processo de colonização iniciado com a chegada dos portugueses.
A chegada ocorreu por meio de missões para catequizar os indígenas, bem como explorar seus recursos naturais, como o pau-brasil. Junto disso, a região também foi utilizada por navios franceses, em especial para a exploração e comércio de produtos primários.
Seu território foi amplamente utilizado para a criação de gado de outras capitanias brasileiras. Em 1637, Sergipe e outros estados nordestinos foram ocupados pelos Países Baixos, mas em 1645, os portugueses recuperaram o território.
Em 1823, com a independência do Brasil, o estado se tornou uma província do império e, finalmente, em 1889, com a proclamação da república, tornou-se um estado brasileiro.
Como informado anteriormente, Sergipe faz limite com a Bahia e Alagoas e é banhado pelo Oceano Atlântico. Seu território se divide em uma porção de clima mais úmido, que é seu litoral, e uma de clima mais seco, o famoso sertão nordestino.
Sua economia está baseada principalmente no setor primário, com destaque para o extrativismo. É o terceiro maior produtor de petróleo do país e possui importantes reservas de potássio e magnésio.
Já sua cultura é riquíssima, seguindo elementos tradicionais da cultura nordestina. Seu folclore é marcado por figuras mitológicas e manifestações como o Reisado, enquanto seus ritmos musicais mais apreciados são o forró, o axé e a música popular sergipana.
Além de Sergipe, os menores estados do Brasil são:
Antes mesmo de Sergipe, está o Distrito Federal: a menor unidade federativa do Brasil não é um estado, mas sim o DF, com 5.760,783 km².
Também no Nordeste e vizinho de Sergipe, Alagoas é o segundo menor estado do país, com 27.848,140 km² de extensão.
Mesmo com uma das maiores populações do Brasil, o Rio de Janeiro é um dos menores estados, com 43.750,427 km².
Vizinho do Rio de Janeiro, o Espírito Santo tem uma extensão territorial de 46.074,447 km².
Mais um representante do Nordeste, o Rio Grande do Norte tem 52.809,602 km² de área, o que o torna o quinto menor do país.