Quatro dos sete cardeais brasileiros que têm direito a voto no conclave já estão em Roma, nesta quarta-feira (23). Eles participam de cerimônias de despedida do papa Francisco e do próprio conclave no Vaticano nos próximos dias.
Fontes na Igreja Católica disseram à CNN que estão em Roma os cardeais Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, e João Braz de Aviz, que tem cargo no Vaticano.
Jaime Spengler, que é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), gravou vídeo nesta quarta em que afirma já estar hospedado no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, e relata a sequência de eventos de despedida do papa Francisco dos quais participará. (veja abaixo)
Com relação aos três demais cardeais, a CNN apurou que o arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, já está em voo rumo a Roma. O arcebispo de Brasília, Paulo Cezar Costa embarca na quinta-feira (24), às 11h.
O arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, segundo fontes, ainda não reservou o bilhete para ir à Itália e não tem chegada prevista.
O Vaticano ainda não informou oficialmente o calendário de homenagens e do conclave, mas os cardeais brasileiros se organizam para chegar a tempo da Missa de Exéquias, que deve ser realizada no final de semana, marcando o fim do funeral.
Na próxima semana, o Vaticano deve realizar a Congregação Geral, uma reunião em que os cardeais discutem os rumos que a Igreja deve tomar.
A norma canônica estabelece que o conclave precisa começar até 20 dias depois do velório do papa.
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Cardeal João Braz de Aviz
Cardeal Orani João Tempesta
Cardeal Sergio da Rocha
Cardeal Paulo Cezar Costa
Cardeal Leonardo Steiner
Cardeal Jaime Spengler