A CNN recebeu na tarde desta quarta-feira (14) um grupo de profissionais de comunicação como parte da 1ª edição da Jornada Galápagos de Jornalismo de Saúde 2025, programa da startup de mídia Galápagos Newsmaking com o objetivo de capacitar jornalistas do país com foco no melhor uso de plataformas digitais.
O evento teve a participação de 35 jornalistas, representando 24 diferentes veículos de comunicação, de 11 estados. Após uma visita aos estúdios e redações da CNN, o grupo foi recebido pelo vice-presidente de Jornalismo, Conteúdo e Operações da CNN Brasil, Virgilio Abranches.
“Contribuir com outros jornalistas é uma via de mão dupla, pois também podemos entender outros pontos de vista”, disse Abranches, durante o encontro. “É uma experiência que vale a pena.”
O executivo apresentou a estratégia de conteúdo da CNN, que busca um equilíbrio entre sobriedade e um formato dinâmico, e explicou como a emissora atua nas mais diversas plataformas, tanto na TV como no ambiente digital.
O vice-presidente da CNN também citou a inteligência artificial como um dos principais temas de discussão na empresa no momento e destacou a importância do uso responsável e com parcimônia da ferramenta nos conteúdos produzidos.
Cobertura responsável de saúde
Especialista em saúde, a jornalista Carolina Marcelino, repórter e produtora de conteúdo do programa Sinais Vitais, apresentado pelo cardiologista Roberto Kalil, também falou sobre a importância de fazer um jornalismo responsável em um momento em que as fake news podem provocar grandes danos à sociedade.
“Nós, jornalistas, temos uma grande responsabilidade, pois a informação correta e a credibilidade são o que fazem a diferença no momento de evitar mortes que, sem a disseminação de fake news ou dados incorretos, poderiam ser evitáveis”, pontuou.
Carolina respondeu a uma série de perguntas dos jornalistas sobre suas experiências na cobertura de saúde e compartilhou experiências e dicas para os profissionais que atuam na área.
Jornadas Galápagos
Além da CNN, a 1ª edição da Jornada Galápagos de Jornalismo de Saúde 2025 conta com encontros em instituições como a farmacêutica Bayer, o Google e o Hospital Israelita Albert Einstein, todos em São Paulo (SP).
“Nossa intenção é impulsionar a atualização profissional dos participantes através de vivências enriquecedoras e em empresas de comunicação reconhecidamente responsáveis”, destaca a publisher e empreendora Alecsandra Zapparoli, da Galápagos Newsmaking.
Outra iniciativa da startup, a Jornada Galápagos de Jornalismo, está com processo seletivo em andamento. Gratuito, o projeto tem patrocínio de companhias e fundações de diversos setores em um esforço voltado para fortalecer o jornalismo e fomentar a produção de conteúdo diverso, legítimo e fidedigno.
Veja os cursos de Medicina que tiveram nota máxima em avaliação do MEC
Este conteúdo foi originalmente publicado em Jornada Galápagos reúne jornalistas na CNN para discutir cobertura de saúde no site CNN Brasil.
Este conteúdo foi criado originalmente em: www.cnnbrasil.com.br