Um atleta da equipe sub-17 do Atlético-MG alegou ter sofrido racismo em partida da Copa Futam Internacional, disputada em São João Del Rey, no interior de Minas Gerais.
O adversário da partida era o Racing, do Uruguai, e o nome do jogador em questão não foi divulgado pelo Galo por se tratar de um menor de idade. O jogo ficou parado por dez minutos graças à ocorrência.
O lance aconteceu logo depois do Galo abrir o placar, aos 30 minutos do primeiro tempo. Membros da comissão técnica do Atlético invadiram o campo e, segundo o clube brasileiro, o autor da injúria racial recebeu cartão vermelho. Um atleta da equipe mineira também foi expulso.
O Galo venceu a partida por 2 a 0 e, em meio ao jogo dos profissionais, diante do Deportes Iquique, pela Sul-Americana, se manifestou em nota oficial.
Na última quarta-feira (7), membros da comissão técnica do Vasco ameaçaram abandonar a partida contra o Estudiantes, da Argentina, após um atleta brasileiro ter sido vítima de injúria racial. O Cruzmaltino venceu por 1 a 0.
Além dos citados, Santos, River Plate, GFI Academy (EUA), e Bonfim disputam a competição. A Futam emitiu um comunicado citando as ocorrências.