Israel recuperou os corpos de seis reféns em Gaza, incluindo o do refém israelense-americano Hersh Goldberg-Polin, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, na noite de sábado (31).
“Hoje cedo, num túnel sob a cidade de Rafah, as forças israelenses recuperaram seis corpos de reféns detidos pelo Hamas”, disse Biden num comunicado divulgado pela Casa Branca. “Estou arrasado e indignado.”
Os militares israelenses disseram em comunicado neste domingo (1º) que os corpos de Carmel Gat, Eden Yerushalmi, Alexander Lobanov, Almog Sarusi e Ori Danino foram trazidos para Israel.
“De acordo com a nossa estimativa inicial, eles foram brutalmente assassinados por terroristas do Hamas pouco tempo antes de os alcançarmos”, disse o porta-voz militar, contra-almirante Daniel Hagari, aos jornalistas num briefing.
O Hamas e o seu braço armado não comentaram imediatamente as acusações.
Pelo menos 40.691 palestinos foram mortos e 94.060 feridos na ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, informou o ministério da saúde do enclave em comunicado no sábado.
A guerra foi desencadeada quando o grupo islâmico palestino Hamas atacou Israel, matando 1.200 e fazendo cerca de 250 reféns, segundo registros israelenses.
No sábado, eclodiram confrontos entre tropas israelenses e combatentes palestinos na Cisjordânia ocupada, enquanto Israel avançava com uma operação militar na cidade crítica de Jenin.
Centenas de soldados israelenses têm realizado ataques desde quarta-feira, em uma das maiores ações na Cisjordânia em meses.
Goldberg-Polin, capturado num festival de música perto de Gaza, apareceu num vídeo divulgado pelo Hamas no final de abril.