As negociações nucleares de alto risco entre autoridades americanas e iranianas em Omã foram concluídas hoje, disse um alto funcionário do governo Trump, classificando as últimas discussões como encorajadoras.
Liderada pelo enviado especial do presidente Donald Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, a quarta rodada de negociações durou mais de três horas e ocorreu tanto diretamente quanto por meio de moderadores omanenses, disse o funcionário.
Em um sinal positivo antes da primeira grande viagem de Trump ao Oriente Médio em seu segundo mandato, os dois lados planejam “avançar” em breve em tópicos mais técnicos, de acordo com o funcionário, embora uma data ainda não tenha sido definida.
“Estamos encorajados com o resultado de hoje e ansiosos pela nossa próxima reunião, que ocorrerá em breve”, disse o funcionário.
Por sua vez, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, descreveu as negociações como “difíceis, mas úteis para entender melhor as posições de cada um e encontrar maneiras razoáveis e realistas de lidar com as diferenças”.
Ainda não está claro que tipo de acordo as duas partes poderiam alcançar, se e quanto urânio os EUA permitirão que o Irã enriqueça, e como um possível acordo poderia ser diferente do acordo firmado pelo governo Obama.
Trump disse a repórteres na quarta-feira que uma decisão sobre se o Irã pode ter um programa de enriquecimento nuclear ainda não foi tomada.