O iOS 18, nova versão do sistema operacional dos iPhones da Apple, chegou para os usuários de todo o mundo nesta segunda-feira (18). A atualização traz mais personalização para os celulares e reestrutura o aplicativo Fotos, onde ficam armazenados os registros fotográficos.
A novidade já havia sido anunciada e lançada na Worldwide Developers Conference (WWDC) deste ano, junto com uma ferramenta de inteligência artificial e novidades para o catálogo de streaming da Apple TV+.
A Central de Controle também foi redesenhada, com múltiplas páginas, suporte a widgets de terceiros e opções de personalização dos atalhos na tela de bloqueio. Os usuários agora podem adicionar controles de apps de terceiros, como destravar o carro ou acessar rapidamente a câmera de uma rede social. A nova galeria de controles exibe todas as opções disponíveis, permitindo personalizar o layout e criar novos grupos de controles.
Em relação à privacidade, o iOS 18 introduz o recurso “Lock an App”, que permite bloquear aplicativos individuais com autenticação biométrica, código ou senha. A função de ocultar aplicativos também foi aprimorada, permitindo que apps sejam escondidos de pesquisas, notificações, sugestões e histórico. O iOS 18 também dará aos usuários maior controle sobre o compartilhamento de contatos e a conexão com acessórios de terceiros, garantindo que as informações pessoais permaneçam privadas.
Quando o iOS 18 estiver disponível para o seu celular, basta seguir três passos para fazer a atualização:
A maioria dos iPhones recentes será compatível com o iOS 18, incluindo modelos a partir do iPhone XS e iPhone XR, além do iPhone SE (2ª geração ou posterior). Dispositivos mais antigos, como o iPhone 8 e o iPhone X, não receberão a atualização, mas continuarão funcionando normalmente — apenas não terão acesso aos recursos mais recentes e às melhorias de segurança.
*Com informações do Estadão Conteúdo