A conjugação verbal é um assunto que costuma causar confusão entre os falantes da Língua Portuguesa, principalmente quando duas formas verbais possuem grafia parecida.
Não é incomum observar conjugações sendo utilizadas de modo incorreto, de acordo com a norma culta do nosso idioma.
Um caso bem frequente são as formas “incendeia” e “incendia”. Você sabe qual é o jeito certo de escrever? O que significam? A qual tempo pertencem?
Apesar de causarem confusão, “incendeia” e “incendia” são palavras diferentes, mas ambas estão corretas de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Isso significa que cada uma das palavras está relacionada a um verbo diferente. Portanto, são conjugações de verbos distintos.
Para entendermos melhor, é importante saber que “incendeia” tem relação com o verbo “incendiar”, quando flexionado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do modo imperativo.
Já “incendia” vem do verbo “incender”, conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.
Você deve estar se perguntando qual é, afinal de contas, o significado dos verbos “incendiar” e “incender” e a diferença entre eles.
Saiba que a semelhança na grafia não é mera coincidência. Embora algumas palavras possam enganar com essa similaridade, “incendiar” e “incender” realmente tratam-se de sinônimos.
“Incendiar” e “incender” são formas de se referir ao ato de colocar fogo, fazer algo queimar, arder, abrasar. Contudo, “incendiar” é um modo mais usual.
Então, se os verbos são sinônimos, significa que “incendeia” e “incendia” também são?
Não é bem assim.
Como “incendeia” e “incendia” são conjugações em tempos verbais e pessoas diferentes, não podemos usá-las como substitutas uma da outra, embora se originem de verbos sinônimos.
Para que os verbos sejam utilizados como sinônimos, é preciso empregar a forma verbal equivalente para que não se altere o sentido.
Veja alguns exemplos de frases com a forma “incendeia” para ajudar na fixação:
Confira, também, exemplos com “incendia”: