A illycaffè anunciou com entusiasmo os 27 finalistas da 9ª edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. Nomeado em homenagem a Ernesto Illy, filho do fundador da empresa, o prêmio celebra mais de 30 anos de colaboração com produtores de café. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 12 de novembro em Nova York, onde serão concedidos dois prêmios: o ‘Best of the Best’, escolhido por um júri de nove especialistas em café, e o ‘Coffee Lovers’ Choice’, selecionado por consumidores que participarão de uma degustação às cegas realizada nas lojas illy ao redor do mundo.
Durante o ano, os laboratórios de qualidade da illycaffè analisaram amostras da safra 2023/2024, selecionando os melhores lotes e produtores com base em critérios rigorosos de qualidade e sustentabilidade.
Os finalistas deste ano são provenientes de Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Andrea Illy, presidente da illycaffè, ressalta: “A qualidade sustentável é o resultado de um processo que inicia nas plantações de café e requer inovação, pesquisa e treinamento contínuos. Trata-se de produzir café de alta qualidade com respeito ao meio ambiente, à biodiversidade, aos direitos humanos e ao bem-estar social. O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy tornou-se um encontro anual com nossos melhores produtores ao redor do mundo, com quem trabalhamos lado a lado para garantir um futuro próspero para as pessoas e o planeta.”
Os 27 finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2024, listados em ordem alfabética por país, são:
Os resultados finais serão revelados no dia 12 de novembro, durante um evento na sede das Nações Unidas em Nova York, onde os produtores de café descobrirão os vencedores do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2024.
Na edição anterior, o Brasil conquistou o prêmio pela primeira vez com a Fazenda São Mateus Agropecuária, destacando-se pelo uso de práticas agrícolas regenerativas que beneficiam o meio ambiente e produzem um café de qualidade excepcional.