Um homem de 25 anos foi preso suspeito de invadir e vandalizar a Igreja São João Batista, no Quadrado de Trancoso, distrito de Porto Seguro, litoral da Bahia. Além do templo, móveis e objetos sacros também foram danificados durante a invasão na quarta-feira (30).
Nas redes sociais, um vídeo gravado depois da invasão mostra os estragos na igreja. O ato de vandalismo aconteceu apenas quatro dias depois da celebração eucarística do Jubileu dos 525 anos da primeira missa celebrada no Brasil, que movimentou os fiéis da região.
Pela gravação, é possível ver cadeiras jogadas no chão, pedaços de obras sacras espalhados pelo altar, imagens de santos quebradas e um púlpito derrubado. Veja vídeo:
A “Igrejinha do Quadrado”, como é conhecido o templo religioso invadido, é um ponto turístico de Trancoso e foi construída por padres jesuítas entre os séculos 17 e 18.
Em nota, a prefeitura de Porto Seguro condenou os atos de vandalismo. “A Prefeitura, surpresa e indignada, repudia este desrespeito à memória, à cultura e ao patrimônio histórico do nosso município e se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar com a investigação do ocorrido”, diz o posicionamento.
O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL-BA), também lamentou o episódio. “As relíquias destruídas fazem parte da alma de nosso povo e da identidade de nosso País; quero assegurar a todos que eu e a Prefeitura faremos tudo para que sejam reparados os danos causados”, publicou em uma rede social.
Segundo a Polícia Civil da Bahia, o suspeito fugiu após a invasão. Ele foi localizado junto de familiares, e apresentava sinais de agitação e discurso desconexo. O homem pode responder por crime contra o patrimônio, vilipêndio de objeto de culto, intolerância religiosa e invasão de propriedade.
A polícia disse ainda que o homem foi encaminhado para atendimento médico e permanece internado sob escolta da Polícia Militar. O caso segue sob investigação para esclarecer as circunstâncias.