Um homem de 38 anos foi preso por extração ilegal de Pau-Brasil em Confresa (MT), a cerca de mil quilômetros de Cuiabá (MT), em uma operação da Polícia Civil, na noite de segunda-feira (28), que também apreendeu 600 lascas de madeira.
Uma equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) abordou o suspeito, em um caminhão Mercedes Benz 1511 azul, na Estrada PA Porto Velho, que dá acesso à Aldeia Urubu Branco, na zona rural de Confresa.
Ao verificar a carroceria do caminhão, os policiais encontraram as lascas de Pau Brasil. Ao ser questionado, o homem afirmou que havia carregado aproximadamente 300 lascas em uma propriedade rural no município e que o material deveria ser entregue em uma propriedade rural da cidade de Santa Terezinha, a 100 km dali. O caminhão e as lascas foram apreendidos e o suspeito foi conduzido até a Delegacia de Confresa.
Na manhã desta terça-feira (29), a equipe de investigadores foi até o local em que o suspeito realizou o carregamento. O investigado afirmou que havia a mesma quantidade de madeira no local para uma segunda viagem, o que acabou comprovado pelos agentes.
As 300 lascas cortadas estavam empilhadas em carreadores, prontas para o transporte. Havia, ainda, uma motocicleta abandonada e diversos itens utilizados para o corte das madeiras, como galões de óleo e combustível.
De acordo com a PCMT, o local investigado já é conhecido das forças policiais pela extração de madeira. As investigações continuam para apurar os demais envolvidos no caso.
Desde 1992, o Pau Brasil é considerado ameaçado de extinção e qualquer extração desta espécie sem autorização é crime.