Um homem identificado como Paulo Roberto Estevam de Carvalho, apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na tríplice fronteira, foi preso na última quarta-feira (7) na zona leste de São Paulo.
A prisão ocorreu após uma operação conjunta da Polícia Civil de São Paulo com a do Acre. Segundo as investigações, Carvalho operava na região Norte do país, sendo um dos mais procurados da fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia.
De acordo com o delegado Roberth Alencar, do Departamento de Polícia da Capital e do Interior, “Paulo Baladeira”, como é conhecido, dava “ordens para execuções de membros de facções rivais e a coordenação de rotas de tráfico internacional de entorpecentes”.
Carvalho foi condenado em 2014 pelo Tribunal de Justiça do Acre devido a crimes relacionados ao tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa. Desde aquele ano ele estava foragido no estado de São Paulo, mas mesmo distante tinha influência e controlava ações criminosas do outro lado do país, “especialmente nos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e no Departamento de Pando, na Bolívia”.
A Polícia Civil do Acre destacou que em São Paulo, a operação contou com informações cruciais para a localização e abordagem do foragido vindas do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paul e do Departamento Estadual de Investigações Criminais.
Paulo Baladeira voltará nos próximos dias ao Acre para cumprir sua pena em regime fechado.