Uma dúvida comum na língua portuguesa é quando usar “estória” e “história”. Ambos os termos existem e estão corretos, mas possuem significados diferentes.
Continue a leitura e entenda a origem, o uso e a diferença entre esses termos, com exemplos para não confundir mais.
A palavra “estória” faz parte da língua portuguesa há muitos séculos. De acordo com o dicionário Houaiss, ela surgiu por volta do século XIII e se refere a narrativas populares e tradicionais, ou seja, histórias que não são reais, como contos e folclore.
Nos primeiros tempos da nossa língua, encontramos registros de “istória” e até “hestoria“, já que ainda não havia uma forma padrão de escrever essa palavra.
Por isso, é comum vermos “estória” em textos antigos. E é por essa razão também que a palavra “história” tinha um significado diferente, que você verá abaixo.
Ao longo dos séculos, a língua portuguesa passou por muitas mudanças. Houve tantas adaptações que hoje em dia a palavra “estória” é considerada antiquada e raramente usada.
Em 1943, a Academia Brasileira de Letras decidiu que não havia mais necessidade de distinguir entre “história” e “estória”, e que “história” deveria ser usada em todos os casos, tanto para narrativas reais quanto fictícias.
Assim, para não esquecer, “estória” seria, então, o mesmo que conto, fábula, lenda, mito, novela ou romance, ou seja, uma obra de ficção, criada pela imaginação do autor. Observe:
A palavra história vem do grego historia, que significa pesquisa, conhecimento ou informação.
Essa palavra é aceita pela norma culta da língua portuguesa e pode ser usada tanto para se referir à disciplina acadêmica quanto à obra literária.
Desse modo, o contexto e o gênero textual indicam o sentido da palavra. Veja alguns exemplos a seguir:
Antes, era comum usar maiúscula para se referir à disciplina ou ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo.
Mas com o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em 2009, agora podemos usar minúsculas, embora a maiúscula ainda seja uma opção válida.
Então, tanto faz escrever “história” ou “História”. Por exemplo: