19/04/2025 - 09:11
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Helicóptero de Neymar parado: Veja documentos exigidos para voo no Brasil

Com o Certificado Aeronavegabilidade (CA) suspenso pela Agência Nacional de Aviação Civil, o helicóptero do jogador Neymar, que atualmente defende o Santos Futebol Clube, está proibido de voar desde o início deste mês.

De acordo com a agência reguladora, a suspensão ocorre “em decorrência do vencimento do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) na mesma data”.

O documento faz parte de uma lista de exigências para que as aeronaves civis possam voar no Brasil. A lista de documentos requeridos pela Anac é definida pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 91.

Segundo a agência reguladora, a exceção é nos casos em que haja autorização por regulamento de operação específico.

A Anac explica que, em 1º de junho de 2020, entrou em vigor a emenda 1 do RBAC 91, que exige a apresentação do CVA em substituição à Inspeção Anual de Manutenção (IAM), Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA), e, para as aeronaves leve esportivas experimentais e experimentais de construção amadora, substitui o Relatório de Inspeção Anual de Manutenção (RIAM).

A aeronave, registrada sob o prefixo PP-NJR, foi fabricada em 2019 e está no nome da empresa Neymar Sport e Marketing Ltda. A aeronave, um Airbus BK 117 D-2, é avaliada em cerca de R$ 500 milhões e tem capacidade para transportar dez pessoas, sendo um tripulante e nove passageiros.

A Anac informa que, “caso seja identificada operação irregular, a Anac pode instaurar processo administrativo para apuração, com possibilidade de aplicação de sanções, conforme previsto no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 91”.

A assessoria de imprensa do atleta informou que a suspensão “se trata de um procedimento padrão, realizado anualmente” e que “essa situação não se aplica apenas à aeronave da NR Sports, mas a todas as que operam no espaço aéreo nacional”.

A equipe de Neymar informa que “o motivo pelo qual o CVA consta como ‘vencido’ é que a aeronave está em manutenção anual, iniciada em 26/03, com previsão de conclusão em até 40 dias — podendo, inclusive, ser finalizada antes. Durante esse período, é comum que o status no sistema apareça como ‘vencido’, (já que a data de vencimento é dia 04/04)”.

“Após a conclusão da manutenção obrigatória, a Anac verifica o cumprimento de todos os itens da inspeção e, automaticamente, atualiza o sistema, liberando a aeronave para operação”, diz a nota enviada pela equipe do jogador.

 

 

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS