14/05/2025 - 21:17
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GPA apresenta resultados sólidos no 1T25

O cenário atual tem se mostrado bastante desafiador para as grandes redes de supermercados.

Entre as principais dificuldades enfrentadas, destaca-se a inflação. De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o setor de alimentos e bebidas foi o que teve mais aumento em 2024, com uma taxa de 7,69%, consequentemente contribuindo com a inflação de 4,83%.

Mas, apesar desse momento turbulento, o GPA iniciou 2025 com resultados robustos, um desempenho que reflete a execução disciplinada de sua estratégia de crescimento sustentável.

A companhia entra em um novo ciclo (2025–2027) determinada a ampliar a rentabilidade e consolidar sua liderança no segmento de supermercados premium, além do varejo alimentar online.

 

Só no primeiro trimestre do ano, a companhia registrou um crescimento de 9,9% no EBITDA Ajustado, alcançando R$ 409 milhões. A margem EBITDA Ajustado foi de 8,6% — alta de 0,5 ponto percentual (p.p.) em relação ao 1T24. A margem bruta avançou 0,4 p.p., atingindo 27,6%.

As vendas no conceito “mesmas lojas” (Same-Store Sales) também cresceram de maneira sólida em todos os formatos, registrando um avanço de +7,3% no consolidado. O Pão de Açúcar cresceu 6,5%, demonstrando resiliência e consistência de sua proposta de valor premium, e o Extra Mercado, apresentou uma importante recuperação, com avanço de 6,6%, após a execução de projetos de eficiência e reformas de lojas.

Outro destaque do período foi o formato de Proximidade, que atingiu seu melhor resultado em sete trimestres consecutivos, com um crescimento acelerado de +7,8%. Além disso, o modelo atingiu 63% de market share em São Paulo, considerando lojas de até 400 m², consolidando sua posição dominante do mercado, com um aumento de 2,4 p.p. em comparação ao ano anterior. “Este resultado confirma nossa aposta estratégica na expansão desse modelo, especialmente do Minuto Pão de Açúcar, que tem se mostrado altamente rentável e com grande aceitação do consumidor”, afirma o CEO da companhia, Marcelo Pimentel.

 

No digital, a companhia segue uma forte trajetória de crescimento, mantendo a liderança do segmento alimentar no país. As vendas do canal digital avançaram 16,9% no primeiro trimestre, totalizando R$ 2,3 bilhões no período de um ano, e ampliando a participação nas vendas totais em 1,4 ponto percentual. O negócio de e-commerce alimentar do grupo se mostra muito rentável, registrando uma margem EBITDA na casa de 9,9% que foi sustentada pelo modelo 100% ship from store (saída das vendas diretamente das lojas).

 

Para os próximos trimestres, a estratégia de expansão continua focada no formato de lojas premium de Proximidade, considerando a maturidade do modelo e seu potencial de escalabilidade, prevendo o adensamento e a verticalização cada vez maior dos centros urbanos, especialmente na cidade e na região metropolitana de São Paulo.

No 1T25, foram inauguradas 10 novas lojas de Proximidade, totalizando 169 lojas desse formato abertas desde 2022.  Adicionalmente, o GPA seguiu reduzindo sua alavancagem financeira (pré-IFRS 16) em 0,2x no período, somando-se às iniciativas dos últimos três anos que permitiram chegar ao nível de 1,6x de alavancagem. O prejuízo líquido consolidado apresentou uma queda expressiva de 74,4% (-R$ 491 milhões).

“Os resultados do trimestre comprovam que nossa estratégia está no rumo certo. A escolha do foco no mercado premium nos protege da volatilidade do macro cenário, de maneira mais segura, capturando oportunidades. Foi um primeiro trimestre muito positivo, que nos encoraja a seguir avançando e acelerando nossos ganhos”, conclui o CEO da companhia, Marcelo Pimentel.

 

Para revelar um pouco mais sobre o desempenho e as estratégias de negócios da companhia, a jornalista Evelyn Machri recebe o CEO da GPA Marcelo Pimentel, no Business Review. O programa vai ao ar hoje, dia 14/05, às 19h no CNN Money. Não perca.

A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS