O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome premiou, nesta terça-feira (29), pessoas e empresas que atuaram na qualificação profissional e no incentivo ao empreendedorismo de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Entre as empresas premiadas estão Carrefour, McDonald’s e Raia Drogasil.
Corporações como Amazon, Visa e Sebrae foram homenageadas durante o evento, junto a de institutos e universidades federais.
De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado no evento de premiação, a renda do trabalho da população mais pobre do Brasil cresceu 10,7% em 2024. O ritmo desse crescimento foi 50% maior do que o registrado entre os 10% mais ricos (6,7%).
Para o ministério, os dados indicam uma tendência de redução da desigualdade social no país. A premiação buscou reconhecer empresas que teriam ajudado nesse processo, na visão do governo.
As homenagens integram a agenda do programa Acredita no Primeiro Passo, coordenada pela pasta. A iniciativa busca promover a autonomia socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio do aumento da renda, valorizando o trabalho e o empreendedorismo. Até o momento, foram investidos R$ 726,4 milhões, beneficiando cerca de 87 mil pessoas.
A entrega dos prêmios foi dividida em três categorias: