25/04/2025 - 18:13
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de SP lança 1º Clube de Leitura em SP para presos não alfabetizados

Governo de SP lança 1º Clube de Leitura em SP para presos não alfabetizados

Pela primeira vez, o sistema prisional de São Paulo terá um Clube de Leitura para presos não alfabetizados. O projeto inovador lançado pela Secretaria da Administração Penitenciária/Polícia Penal, por meio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), em parceria com a Fundação Observatório do Livro e da Leitura, foi apresentado na quarta-feira (23) na Penitenciária Dr. Sebastião Martins Silveira de Araraquara, interior do Estado.

A iniciativa está alinhada ao Dia Mundial do Livro, comemorado em mesma data, e propõe o desenvolvimento de sete ciclos mensais de leitura, com um total de 280 atendimentos previstos ao longo de 2025. “Este é mais um projeto, entre tantos que desenvolvemos aqui na penitenciária com muito empenho e que nos enche de orgulho e gratidão por poder oferecer algo tão valioso àqueles que hoje se encontram privados de liberdade”, explicou o Chefe de Departamento da Unidade Prisional, Marcelo Pedro Antonio.

Os participantes realizarão relatórios orais de leitura, gravados por agentes prisionais e posteriormente transcritos para fins de registro e validação

“Nosso compromisso, enquanto instituição, é justamente esse: criar oportunidades que gerem novas perspectivas. Acreditamos firmemente que, mesmo em um ambiente de privação, é possível construir caminhos de transformação, esperança e reintegração. Queremos que cada participante possa sair do presídio com mais do que conhecimento: com autoestima, com propósito e com a certeza de que é possível recomeçar”, conclui Antonio.

A ação busca promover o acesso à literatura mesmo entre aqueles que ainda não dominam a leitura e a escrita, contribuindo para a inclusão social e o estímulo ao pensamento crítico. “O Clube de Leitura para não alfabetizados nasceu de uma parceria que muito nos honra, entre a Funap e o Instituto Observatório do Livro e da Leitura. Juntos, idealizamos um projeto que respeita a diversidade das trajetórias e dos tempos de cada pessoa e amplia o acesso às ações de educação e cultura no sistema prisional, nos conta Alexandre Rodrigues Cabrera, Diretor Adjunto de Atendimento e Promoção Humana da Funap.

O projeto piloto será implementado, inicialmente, em quatro unidades conforme a realidade de cada uma. As leituras serão em grupo, em duplas e audiolivro (com tablets sem acesso à internet), além de mediadores externos treinados. As unidades contempladas são: Penitenciária de Ribeirão Preto, Penitenciária III de Serra Azul, Penitenciária de Araraquara e Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis.

Os participantes realizarão relatórios orais de leitura, gravados por agentes prisionais e posteriormente transcritos para fins de registro e validação. Os livros e audiolivros serão fornecidos pela Fundação Observatório do Livro e da Leitura, responsável também pela formação dos mediadores.

Também participaram do evento Eunice Godinho, Superintendente de Atendimento e Promoção Humana da Funap, o Coordenador da Coordenadoria de Execução Penal da Região Norte, Malvino André Alves Fahl, Leandro Lanzellotti de Moraes, presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo (Copen), o Capitão da PM, Adilson José Gardim, o prefeito de Araraquara, Luis Claudio Barreto, o juiz José Roberto Bernardi Liberal, Coordenador do Deecrim 6ª RAJ, o vereador Marcelinho, o Gerente de Educação e Cultura, André Vinicius Garcia e o Supervisor de Educação, Juraci Antônio de Oliveira.

As leituras serão em grupo, em duplas e audiolivro (com tablets sem acesso à internet), além de mediadores externos treinados

“A ação mostra que quando o Estado, a iniciativa privada e a sociedade se unem para resolver questões importantes, as soluções aparecerem e ajudam resolver problemas sérios e graves como os representados pelo altíssimo índice de analfabetos e analfabetos funcionais no sistema carcerário brasileiro”, observa Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro e da Leitura.

Galeno Amorim, jornalista e escritor, foi presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe) e responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura/PNLL. É autor de 18 livros, entre os quais Retratos da Leitura no Brasil (organizador). É presidente do Observatório do Livro e da Leitura e coordenador do curso Programa de Formação em Biblioterapia.

O post Governo de SP lança 1º Clube de Leitura em SP para presos não alfabetizados apareceu primeiro em Agência SP.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS